Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.18 - 19h56

Acervo Digital sobre Dom Helder Camara será lançado amanhã (22), com patrocínio da Prefeitura do Recife

Viabilizado a partir de uma parceria entre o poder público municipal e o IDHeC, com execução da Cepe, acervo conta com mais de 132 mil documentos, entre fotos, escritos do religioso e matérias jornalísticas, que ficarão disponíveis para livre consulta na internet.

Para que a palavra e o legado de um dos mais aguerridos e célebres defensores dos direitos humanos que a Igreja Católica produziu no Nordeste cheguem ainda mais longe na geografia e na história do mundo, será lançado amanhã (22), a partir das 16h, na Igreja das Fronteiras, o acervo digital do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC).

Num convênio firmado entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, e o IDHeC, com execução da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), foram organizados, catalogados e digitalizados mais de 132 mil documentos que fazem parte do acervo do Centro de Documentação Dom Helder Camara (CEDOHC), entre cartas, crônicas, discursos, registros na imprensa e fotografias que atravessam décadas e traduzem, numa linguagem simples, poética e bastante atual, as mensagens de amor, paz e cidadania que marcaram a trajetória do religioso.

Em reconhecimento à importância de Dom Helder e de cada uma de suas palavras para o mundo, a Prefeitura do Recife investiu R$ 100 mil na digitalização dos documentos cuidadosamente preservados pelo CEDOHC ao longo das últimas décadas.

Todo o material ficará permanentemente disponível no acervo digital da Editora Cepe (http://www.acervocepe.com.br/), para livre consulta, a partir de qualquer lugar do mundo, de amanhã em diante.

Sobre Dom Helder - Dom Helder Camara (1909-1999) foi um religioso que atuou em várias cidades do Brasil, tendo sagrado-se referência internacionalmente na defesa pelos diretos humanos. Começou sua trajetória religiosa em Fortaleza, onde nasceu e foi consagrado padre precocemente, aos 22 anos. Em 1936, seguiu para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por 28 anos e foi nomeado bispo, realizando um incansável trabalho pela modernização e humanização das instituições católicas. Foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife em 12 de março de 1964 e aqui iniciou duas das maiores batalhas de sua vida: contra a Ditadura e contra a fome. Dom Helder morreu no dia 28 de agosto de 1999, no Recife, depois de ter sido indicado mais de uma vez para o Prêmio Nobel da Paz e de receber mais de seiscentas condecorações, entre placas, diplomas, medalhas, certificados, troféus e comendas pela sua inabalável fé em Deus e nos seres humanos.

 

Serviço

Lançamento do Acervo Digital de Dom Helder Camara
Data: 22 de novembro
Horário: 16h
Local: Igreja das Fronteiras, na Rua Henrique Dias, s/n - Boa Vista