NOTÍCIAS

| 21.12.11 - 17h47

Saúde comemora a implantação da 20ª residência terapêutica do Recife

Em 2011, a Prefeitura do Recife implantou a sua 20ª residência terapêutica. Para celebrar a importante marca, promoverá nesta quinta-feira (22) um evento no Hotel Jangadeiro (Avenida Boa Viagem 3114, Boa Viagem), das 9h ao meio-dia. Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Couto fará a abertura do encontro, que contará com a presença de outros gestores, técnicos e funcionários da pasta, além de parentes e moradores das residências.

Um dos momentos mais esperados é o de lançamento do vídeo Esse Mundo é Meu. Produzido em comemoração à representativa expansão da rede de saúde mental na capital pernambucana, o trabalho mostra um pouco do cotidiano de pessoas que encontraram um lar nas unidades terapêuticas mantidas pela PCR. A manhã ainda será de homenagens a profissionais que colaboraram para o êxito das intervenções na área na esfera municipal.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde Mental do Recife, Alyne Lima, a iniciativa também destacará o fechamento do Hospital Psiquiátrico de Pernambuco (HPP) e mostrará as residências como um dispositivo eficiente. Cerca de 150 homens e mulheres vivem nesses espaços na rede municipal.

“As residências demonstram de forma clara e positiva a possibilidade de pacientes psiquiátricos viverem em comunidade. São usuários que possuem um longo período de internamento e não têm vínculos familiares que possibilitem retorno às suas casas. Por isso passam a morar nestas residências, o que tem se mostrado muito importante para a recuperação da saúde mental deles”, explicou Alyne Lima.

O aumento do número de moradias de ex-internos em unidades de saúde mental faz parte do processo de reforma psiquiátrica adotado pelo município. De acordo com o secretário Gustavo Couto, até o fim do ano, quando serão encerradas em definitivo as atividades do HPP, mais três residências terapêuticas deverão ser inauguradas no Recife. A expectativa é que mais dez unidades do tipo sejam implantadas em 2012.