NOTÍCIAS

Cultura | 22.01.14 - 10h01

Recife Antigo de Coração traz mistura de ritmos e gostos

Neste domingo (26), a programação no Bairro do Recife Antigo terá opções para todas as idades, divididas em quatro polos: Musical, Cultural, Infantil e Esportivo

Diversão, esportes e cultura. É com esta perspectiva que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, divulga a programação da 11ª edição do Recife Antigo de Coração, que acontece neste domingo (26). O projeto tem a principal característica de fazer o recifense ocupar a cidade e chega agora com ainda mais opções de lazer para pessoas de todas as idades e gostos.

O mais recente polo, criado em novembro de 2013, irá receber a apresentação da cantora e compositora pernambucana Karynna Spinelli, das 15h30 às 18h30. Ela participa do momento dedicado ao samba de raiz, no Polo Musical, na Rua da Moeda. A programação no Recife Antigo será durante todo o dia, das 8h até às 22h.

O Polo Cultural, Artístico e de Lazer, que fica no Marco Zero, está repleto de atividades. Haverá um show da banda Faringes da Paixão, das 16h às 17h, e, logo em seguida, ensaio do Bloco Carnavalesco Patusco. O grupo vem reunindo centenas de pessoas, e a festa já vale como um “esquenta” para o Carnaval.

Quem quiser, ainda, aprender alguns passos do ritmo que recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Frevo, pode contar com um aulão promovido pela academia Life, das 8h às 9h. Na sequência, a Orquestra de Frevo de Casa Amarela realiza sua apresentação, das 9h30 às 10h30.

Das 8h às 18h, estará montada a tenda dos cicloativistas AmeCiclo, onde os interessados poderão discutir os mais variados temas que envolvem bicicleta e trânsito. Das 9h30 às 11h30, haverá Oficina de Bonsai. Aqueles que curtem bordar e costurar podem participar da oficina de renda de bilro, disponível em dois horários: 9h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30.

O Marco Zero será palco, ainda, para o instrumentista, cantor e compositor Ricardo Allegria, que se apresenta das 11h às 12h. Haverá também uma caminhada cultural, com saída às 15h30, do Marco Zero. Entre os pontos turísticos visitados estão a Sinagoga Kahal Zur Israel e a Igreja de Santo Antônio.

Os praticantes das mais variadas modalidades esportivas devem ficar ligados, pois não faltarão opções de lazer, das 8h às 18h. A Avenida Marquês de Olinda abrirá espaço para Patinação Artística, Handebol, Vôlei e Basquete de Rua. O Futebol Americano acontecerá no Marco Zero, e o Badminton na Rua Dona Maria Cesar. Para aqueles que quiserem alugar bicicletas ou patins, haverá uma tenda específica na Rua do Bom Jesus, das 8h às 18h.

Para as crianças, a Prefeitura montou uma programação especial na Avenida Alfredo Lisboa, das 8h às 18h, com atividades que promovem a interação e desenvolvem a aprendizagem. Oficinas de máscaras de carnaval, frevo, futebol infantil e exposição de figurinhas antigas serão algumas das opções de lazer.

A dupla de mágicos chamada de Montanha e Crispim irá se apresentar das 14h às 18h, com demonstrações a curta distância. Das 17h às 18h, haverá a apresentação teatral “Chapeuzinho Vermelho”.

Estacionamento e acesso de veículos

A proibição do acesso e estacionamento de veículos nas ruas é essencial para que o projeto aconteça sem prejudicar as pessoas que estarão curtindo o Recife Antigo. Por isso, para garantir maior comodidade da população, a Prefeitura do Recife oferece o livre acesso ao estacionamento no seu edifício-sede, localizado na Avenida Cais do Apolo, das 6h às 23h. Vans irão realizar o translado das pessoas para dentro do bairro de forma gratuita, sempre próximo aos quatro polos desenvolvidos no projeto.

Terão o acesso de veículos bloqueado as avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda, Alfredo Lisboa, Barbosa Lima e ruas da Guia, da Moeda, do Bom Jesus, Álvares Cabral, Domingos José Martins, Dona Maria César e Barão Rodrigues Mendes. O acesso ao bairro continuará acontecendo pelas pontes Buarque de Macedo e do Limoeiro e avenidas Cais do Apolo e Cais da Alfândega. A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, permitindo estacionamento para portadores de necessidades especiais.


Confira a programação completa:
Polo Infantil (Avenida Alfredo Lisboa)
· Recreação "Brincando na Rua" – 8h às 18h;
· Exposição de Álbuns de Figurinhas Antigas – 8h às 18h;
· Oficinas de Máscaras de Carnaval – 8h às 18h;
· Futebol Infantil – 9h às 17h;
· Oficina de Frevo – 9h às 10h e 15h às 16h;
· Mágicos Montanha e Crispim – 14h às 18h;
· Teatro Infantil “Chapeuzinho Vermelho” – 17h às 18h;


Polo Esportivo
· Bad Minton: Rua Dona Maria César – 8h às 17h;
· Aluguel de bicicletas e patins: Rua do Bom Jesus - 8h às 18h;
· Basquete de Rua: Avenida Marquês de Olinda – 8h às 17h
· Arena Radical (Rampas de skate): Alfredo Lisboa – 8h às 18h;
· Vôlei: Avenida Marquês de Olinda – 8h às 17h;
· Tênis: Avenida Marquês de Olinda –8h às 17h;
· Handeball: Rua Dona Maria César – 8h às 17h;
· Futebol Americano: Marco Zero – 8h às 18h;
· Patinação Artística: Avenida Marquês de Olinda – das 14h às 18h;

Polo Cultural, Artístico e de Lazer (Marco Zero e imediações)
· Cadeira de Massagem: Marco Zero – 8h às 18h;
· Oficinas de Renda de Bilro: Marco Zero – 9h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30;
· Tenda da AmeCiclo: Marco Zero – 8h às 18h;
· Exposição de Carros Antigos: Avenida Rio Branco – 12h às 17h;
· Oficinas de Bonsai: Marco Zero – 9h30 às 11h30;
· Caminhada Cultural: Saída do Marco Zero – 15h30;
· Aulão de Frevo da Academia Life: Marco Zero – 8h às 9h;
· Orquestra de Frevo de Casa Amarela: Marco Zero – 9h30 às 10h30;
· Ricardo Allegria: Marco Zero – 11h às 12h;
· Recital de Poemas: Marco Zero – 14h às 15h30;
· Faringes da Paixão: Marco Zero – 16h às 17h;
· Dançando na Rua: Praça do Arsenal – 16h às 22h;

Polo Musical (Marco Zero)
· Clube do Samba com Karynna Spinelli e convidados – das 15h30 às 18h30;