NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 22.01.16 - 12h02

Ecobikes circulam em parques do Recife

img_alt

A partir deste domingo (24), além da orla, os equipamentos atuarão nos parques da Jaqueira, Santana, Treze de Maio e Dona Lindu. (Foto: Inaldo Lins/PCR)



A Prefeitura do Recife intensifica, a partir do próximo domingo (24), a coleta de lixo com a utilização das Ecobikes. Os equipamentos que já atuam ao longo da orla de Boa Viagem e do Pina nos domingos e feriados, das 10h às 17h30, passarão a circular também pelos parques da Jaqueira, Santana Treze de Maio e Dona Lindu. O trabalho fica a cargo da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

A ideia é reforçar a coleta, esvaziando as lixeiras da orla e dos parques da cidade, devido ao aumento do fluxo de pessoas nesses dias. As bicicletas utilizadas são equipadas com uma cesta que tem capacidade de recolher um metro cúbico de resíduos. A ação integra o Projeto EcoRecife e é mais um esforço da PCR em garantir sempre limpa e organizada as vias da cidade.

De acordo com a diretora executiva de Limpeza Urbana, Bárbara Arrais, o trabalho reflete no esforço que a atual gestão vem investindo na melhoria dos serviços públicos. “Essa é mais uma ação da PCR com o objetivo de oferecer à população espaços públicos sempre limpos garantindo assim, o bem-estar dos frequentadores. O fato é que nos fins de semana há um aumento de pessoas circulando na orla e nos parques da cidade e, consequentemente, um aumento na quantidade de lixo produzido, esgotando mais rapidamente a capacidade das lixeiras e é por isso que as Ecobikes atuam nesses locais para manter a coleta regularizada”, explica.

PROJETO ECORECIFE– Lançado em 2013 pela Prefeitura do Recife, o Projeto EcoRecife surge de uma preocupação geral com o meio ambiente e as práticas sustentáveis para evitar danos à natureza e, consequentemente, à população. O projeto contempla, além das políticas públicas, equipamentos de limpeza urbana, bem como ações de educação ambiental, com a ideia de reforçar a conscientização e aperfeiçoamento da coleta domiciliar e incentivar o descarte correto do lixo em geral. E para dar suporte às ações, a Prefeitura lançou também o projeto das Ecoestações, que passa a ser um equipamento auxiliar de recebimento dos resíduos. A campanha busca ainda se alinhar ao modelo que já é praticado nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e cidades mundiais, como Lisboa e Barcelona. Para saber mais detalhes sobre outros equipamentos disponibilizados pelo programa Ecorecife, a população pode acessar ao site:http://ecorecife.org/.