Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 22.01.24 - 08h04

Prefeitura do Recife entrega requalificação do Campo do Onze, em Santo Amaro

img_alt

Espaço é o oitavo contemplado pelo programa Gramadão, que tem elevado o padrão dos tradicionais campos de várzea da cidade (Foto: Edson Holanda)

O trabalho de revitalização dos campos de várzea segue em expansão no Recife. Desta vez, o contemplado foi o tradicional Campo do Onze, em Santo Amaro, com um investimento de quase R$ 1 milhão da Prefeitura do Recife. Este é o oitavo espaço inserido no Gramadão, programa que transforma locais de prática futebolística pela capital pernambucana. A entrega foi realizada pelo prefeito João Campos na noite desta sexta-feira (19).

 

“É uma alegria estar aqui hoje, na noite desta sexta-feira. Vocês sabem que esse campo é ‘troncho’, ele não é retangular. Originalmente, o projetista fez esse campo retangular, mas o que eu sempre digo ao nosso time é que, antes de tomar uma decisão, é preciso escutar as pessoas, saber o que elas querem. A gente iria fazer o campo um pouco menor e retangular, mas as pessoas quiseram que a gente deixasse o campo como ele sempre foi. A gente fez um investimento de quase R$ 1 milhão, podem procurar um campo privado com essa qualidade aqui, mas não vão encontrar”, afirmou o prefeito do Recife João Campos no momento da entrega do campo requalificado. 

 

"O nosso clássico Campo do Onze, com todas as suas características, está totalmente revitalizado. É material de primeiro mundo gratuitamente para toda a população", destacou Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes. "Desde o começo, tínhamos a intenção de passar por todos os cantos do Recife levando espaços públicos da melhor qualidade. Proporcionar campos assim mexe com tudo ao redor, promove encontros, saúde, e tudo isso através do esporte", completou.    

 

A obra no local envolveu a instalação de grama sintética e uma revitalização completa, incluindo troca do alambrado, pintura e melhorias como terraplanagem, drenagem e a substituição das traves. O programa Gramadão faz parte do Plano Estratégico para o Recife 2021-2024, Rota do Futuro.   

 

De acordo com o oficial de redes Alex Nascimento, 24 anos, morador do bairro de Santo Amaro e goleiro do time Real 11, a qualidade do novo Campo do Onze é inquestionável. “A expectativa que a gente teve era alta e graças a Deus a Prefeitura olhou para o Campo do Onze e fez uma coisa espetacular. Agora a gente vai desfrutar, vai ser só diversão. Teve mudanças importantes. A iluminação está ótima, é LED, show de bola”, disse ele. “É muito importante a Prefeitura olhar para dentro das comunidades, dos campos de várzea, das praças e ter vários projetos para impedir que as crianças sigam no caminho da criminalidade”, acrescentou. 

 

Outras sete localidades já foram transformadas pelo projeto, começando pela Arena 1x1 no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão na Torre; o Parque do Caiara, na Iputinga; e o Vila Cardeal, em Areias.