Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Carnaval | 22.01.24 - 17h16

Recentro e Galo da Madrugada fazem ativação cultural com grafitagem de esculturas no centro

img_alt

Nesta segunda-feira (22), 11 artistas pintaram alegorias do principal calunga do Carnaval, que serão instaladas no percurso da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontece na próxima edição do Viva a Guararapes, domingo (28). (Foto: Divulgação)

 

O Programa Recentro e o Galo da Madrugada realizaram, na manhã desta segunda-feira (22), uma ativação cultural com grafitagem de duas esculturas gigantes do Galo na área da Praça do Arsenal, para marcar a realização da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontecerá durante o próximo Viva a Guararapes, no domingo (28). Um total de três novas esculturas serão grafitadas e outras nove serão repintadas por 11 artistas. As peças serão instaladas ao longo do percurso da competição e, posteriormente, serão redistribuídas em equipamentos culturais do centro da cidade, visando destacar a importância dos locais icônicos para o Carnaval do Recife.
 
O projeto "Esculturas de Galo Gigante" consiste na grafitagem de esculturas gigantes, que medem 3 metros por 3 metros do bico a calda, alusivas ao tradicional Galo da Madrugada. As esculturas celebram a cultura do Carnaval do Recife e tornaram-se um símbolo da folia e efervescência da cidade. Os secretários de Turismo e Lazer, Antônio Coelho; de Cultura, Ricardo Mello; de Esporte, Rodrigo Coutinho; e a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça acompanharam a grafitagem da escultura instalada na Praça do Arsenal.

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, essa iniciativa celebra o Carnaval do Recife com o símbolo do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. "Essas esculturas são verdadeiras obras de arte a céu aberto e serão instaladas em pontos estratégicos do nosso centro histórico, um lembrete do quão importante é esse festejo para a cidade", afirmou a gestora.

O diretor de Marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes, diz que é muito importante para todos que o símbolo maior da cultura de Pernambuco, do Carnaval e que é uma referência em todo o Brasil, esteja espalhado pela cidade, tanto para a própria população recifense quanto para os turistas. “É um projeto que fizemos em 2018 e está sendo, agora, revitalizado, com novos artistas e que acabou transformando os locais em ambientes instagramáveis, de divulgação da nossa cidade e da nossa cultura pro resto do Brasil e do mundo", afirma Menezes.

CORRIDA - A 1ª Corrida do Galo da Madrugada acontecerá no próximo domingo (28), com largada às 6h, e chegada no Viva Guararapes - evento cultural e esportivo realizado na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. A corrida será disputada nas categorias masculina e feminina, com percursos de 5km e de 10 km.

A corrida é organizada pelo Galo da Madrugada e a empresa Tampa Entretenimento, que ficará responsável pela logística, inscrições e premiação. Mais informações e inscrições no  http://corre10.com.br/site2016/eventos/calendario-visualizar.php?id=820.

A competição conta com o apoio do Programa Recentro, Secretaria de Esportes do Recife e Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.  

Os pontos onde as esculturas serão distribuídas na cidade a partir do dia 31/01 serão:

Praça Sérgio Loreto;
Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro;
Paço do Frevo - Praça do Arsenal;
Marco Zero;
Av. Rio Branco;
Praça Joaquim Nabuco;
Rua da Moeda;
Praça do Diário;
R. Nossa Senhora do Carmo;
Ponte Duarte Coelho;
Avenida Guararapes;
Cais da Alfândega.