Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 22.02.22 - 12h30

Prefeitura do Recife convoca 400 profissionais para Secretaria de Educação

Novos integrantes do quadro serão destinados a atender Educação Infantil e Especial da rede de ensino. Apenas entre 2021 e 2022, rede ampliou em 14% o número de vagas em creches

A partir desta semana, as unidades da Rede Municipal de Ensino do Recife começarão a receber novos profissionais que chegam para atender a crescente ampliação de oferta de vagas para estudantes da educação infantil e especial. A medida foi possível através de decreto assinado ontem pelo prefeito João Campos e publicado na edição extra do Diário Oficial. No total, a medida permite a contratação - via seleção simplificada - de 400 profissionais para exercerem exercerem as funções de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI - 200 vagas) e de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar (Especial (200 vagas), a fim de atender ao público crescente da Educação Infantil e na Educação Especial de crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino do Recife. 

Para o prefeito João Campos, a medida é consonante com os constantes esforços para estimular cada vez mais a educação do município, um dos pilares para um futuro mais equânime para o Recife e seus futuros cidadãos. “São 200 vagas de ADIs e 200 vagas de ADEEs. Eles auxiliam tanto a educação infantil como a educação especial. A gente sabe que é fundamental fortalecer a educação no nosso município, fortalecer a nossa rede e sempre reconhecer e fortalecer também o trabalho de todos os trabalhadores de educação do nosso município. “A parte dele (decreto) a gente vai conduzir uma seleção simplificada pra garantir que esses 400 novos trabalhadores da educação vão fazer parte da nossa rede e vão nos ajudar a fortalecer a educação aqui do Recife”, pontua.

A Secretaria de Educação do Recife tem realizado esforços contínuos para ampliar o acolhimento às crianças devido à demanda crescente pela procura de vagas, sobretudo em um contexto de crise financeira pela qual o país atravessa associado a um contexto de pandemia e redução de empregabilidade, bem como encerramento de atividades de escolas privadas de pequeno porte. Apenas entre os anos de 2021 e 2022, o Recife ampliou em 14% o número total de vagas destinadas à educação infantil na cidade. A iniciativa faz parte do Programa Infância na Creche, que irá investir cerca de R$ 150 milhões ao longo de quatro anos para a expansão de infraestrutura própria e parceria com instituições comunitárias. 

Em relação à seleção simplificada, até a primeira quinzena de abril será publicado um edital contendo as regras e os interessados devem ficar de olho no Diário Oficial para acompanhar o certame. Para concorrer, basta apenas ter cursado o Ensino Médio completo. Na prática cotidiana, os ADIs trabalham junto ao acolhimento, afazeres e cuidados com as crianças na educação infantil e os ADEEs trabalham junto a crianças e adolescentes matriculados na educação especial, o que inclui estudantes com diferentes necessidades como crianças com síndrome congênita do zikavírus, hiperatividade bem como Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre outras.