NOTÍCIAS

Carnaval | 22.02.23 - 01h33

Cultura popular marcou a terça-feira de Carnaval nos polos de Jardim São Paulo e Casa Amarela

img_alt

Prefeito João Campos visitou os dois polos nesta noite para conferir a programação diversificada. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Na última noite do Carnaval do Recife 2023, o prefeito João Campos esteve nos polos descentralizados dos bairros Jardim São Paulo, na Zona Oeste, e Casa Amarela, Zona Norte da cidade. No primeiro, o gestor municipal chegou ao polo no momento em que a tradição do Coco do Rosário mostrava a sua força no palco. No segundo, quem fazia a festa era Luciano Magno, com frevos bem conhecidos por quem é folião.

"A mistura de ritmos deu certo e é a marca do Carnaval do Recife. O nosso grande diferencial é que temos um volume muito grande de linguagens e tradições. Cada local da cidade tem uma tradição específica e a gente faz questão de que todo mundo tenha espaço e vez na programação do nosso Carnaval", lembrou o prefeito, sobre a força da cultura popular que foi representada tanto nos polos centralizados quanto nos descentralizados no Carnaval do Recife 2023.

Em Jardim São Paulo, mais cedo, a noite contou ainda com o Afoxé Filhos de Dandalunda, o Clube de Boneco O Garoto da Ilha do Maruim, o Maracatu Nação Raízes de África, Mendes e sua Orquestra e Zenaide Bezerra e passistas, representando a cultura popular pernambucana. Depois, o público conferiu ainda Adiel Luna, Edilza Aires, Diogo Cabral e Valquíria Santana.

Para a professora Maria Santos, 51 anos, ter o Carnaval do Recife quase na porta de casa, em Jardim São Paulo, é uma alegria. “O Carnaval aqui está bom demais, maravilhoso. Depois de dois anos sem ter carnaval, adorei. Eu venho diariamente sozinha. Quem mora aqui já fica por aqui mesmo e não precisa sair para longe, muito bom”, opinou ela.

Já em Casa Amarela, os moradores e visitantes do bairro curtiram Cia Reversos, Orquestra Coletivo Frevo, Grêmio Recreativo Boi Pavão, Maracatu Nação Tigre, Bloco Carnavalesco Lírico Com Você No Coração logo no início da programação. Na sequência: Bule, Luciano Magno, Zé Brown, Cordel do Fogo Encantado e Dayanne.

A empregada doméstica Fátima Calisto, de 64 anos, contou que, por questões familiares, não pode ficar muito tempo longe de casa. Então, ter um palco animado e pertinho da sua residência faz com que ela não fique de fora da festa. “O Carnaval aqui e no Bairro do Recife está nota dez. O do Marco Zero eu vejo na televisão, e para curtir mesmo eu venho para esse polo de Casa Amarela. Eu tenho uma filha com necessidades especiais e não posso ir para muito longe nesses dias. Eu gostei muito de ver Josildo Sá antes de ontem, sou fã dele”, comentou.

CARNAVAL DO RECIFE - O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.