Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 22.02.24 - 11h12

Prefeitura do Recife lança novo olhar sobre a saúde da juventude

img_alt

Trata-se da primeira capital no Norte-Nordeste a construir uma linha de cuidado em saúde voltada para pessoas entre 15 e 29 anos. Pesquisa estará disponível até o dia 31 de março e pode ser acessada através do link https://encurtador.com.br/BEGKL. (Foto: Uenni/PCR)

 

A Prefeitura do Recife realiza pesquisa com o objetivo de mapear como a juventude é recebida, percebida e atendida nas Unidades de Saúde Básica do município para, assim, construir ações assertivas no cuidado integral a este público. A pesquisa pretende atingir todas as equipes de Saúde da Família (ESF) da capital pernambucana e está sendo viabilizada pelas secretarias municipais de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É a primeira vez que uma capital do Norte e Nordeste organiza uma iniciativa do tipo a população entre 15 e 29 anos, que é contemplada pelo Estatuto da Juventude.

De acordo com o Secretário Executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, historicamente há um grande desafio na perspectiva do acolhimento qualificado desse recorte populacional. “Precisamos entender que além da idade, suas especificidades precisam ser consideradas. Acreditamos que a institucionalização dessa política trará muitos ganhos para a gestão municipal, uma vez que atenderá ao Plano Municipal de Saúde, mas sobretudo para as juventudes da nossa cidade, que também apresentam essa como uma das demandas no Plano Municipal de Juventude”, salienta.

A pesquisa consiste em um questionário aplicado de forma online até o dia 21 de março e pretende obter informações para compreender as questões relevantes aos jovens em relação à Atenção Básica em Saúde. O objetivo é traçar um cenário de atuação preventiva para a população jovem, conforme o Plano Municipal de Saúde (2022-25). Os interessados podem participar acessando o endereço https://encurtador.com.br/BEGKL.

"Trata-se de uma iniciativa fundamental para obtermos informações, sob o olhar dos profissionais da Atenção Básica, acerca do acolhimento e atenção às necessidades de saúde desse grupo populacional e, a partir disso, elaborar uma linha de cuidado em saúde com planejamento de ações estratégicas", afirma a gerente da Política de Ciclos de Vida e Populações Prioritárias da Secretaria de Saúde do Recife, Jany Albuquerque.

Para isso, é importante a máxima adesão dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família do Recife, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. Tanto o recebimento como o envio das respostas será através do email institucional do servidor.

A pesquisa está ativa desde o dia 20 de fevereiro e, uma vez acessado, o questionário deverá ser concluído sem intervalos - o tempo médio para finalizá-lo é de 40 minutos. Após este período, os dados serão compilados e apresentados em um seminário que ocorrerá ainda em 2024.

A iniciativa da Prefeitura do Recife tem o apoio institucional da Agenda Jovem Fiocruz (AJF), uma plataforma colaborativa vinculada à Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz. As ações levam em conta a realidade social dessa população e suas necessidades em saúde. “Fazer políticas públicas de juventude requer um esforço de intersetorialidade entre diferentes áreas que são cruciais no suporte às trajetórias de vida dos jovens. No Recife, podemos observar uma integração muito produtiva entre as secretarias de Juventude e de Saúde na construção de uma política voltada à juventude por dentro do SUS. A AJF aposta nesse caminho”, reforça o coordenador da Agenda Jovem Fiocruz, André Sobrinho.

A cooperação entre a Prefeitura do Recife e a Fiocruz contemplará também ciclos formativos voltados para a atenção básica, que serão desenhados a partir da pesquisa. A ideia é também promover capacitações periódicas sobre questões de saúde da juventude.

ASSUNTOS: