NOTÍCIAS

Cultura | 22.03.13 - 14h10

Recife apaga as luzes em ato simbólico contra as mudanças climáticas

A Praça da República, no bairro de Santo Antonio, vai apagar as luzes por uma hora, na noite deste sábado (23), num ato simbólico contra o aquecimento global. A Prefeitura do Recife aderiu ao movimento “Hora do Planeta”, promovido no mundo inteiro pela Rede WWF. A iluminação do logradouro permanecerá desligada das 20h30 às 21h30.

“Este ano, escolhemos fazer o evento na Praça da República por se tratar de um marco histórico e turístico da cidade. A Hora do Planeta é um momento de reflexão importante e nós convidamos a população para participar do evento levando velas ou lanternas”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Quem não for à Praça da República pode aderir ao movimento ficando sem luz por 60 minutos, em sinal de economia de energia elétrica para evitar a emissão de gases do efeito estufa. Este ano, 45 cidades brasileiras já confirmaram sua adesão ao evento. Entre as capitais, estão Belo Horizonte (MG), Rio Branco (AC), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Cuiabá (MT) e Aracaju (SE).

Em 2012, segundo a Rede WWF, mais de um bilhão de pessoas participaram do movimento, que busca difundir o combate à mudança climática no mundo. O “apagão ecológico” já deixou às escuras diversos monumentos e pontos turísticos, como a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Coliseu, o Big Ben e o Empire State Building, em Nova York.