NOTÍCIAS

Cultura | 22.03.14 - 18h01

Atendimento veterinário gratuito atrai grande público no Ibura

[caption id="attachment_44725" align="alignleft" width="680"] Grande parte dos animais atendidos nunca havia sido levada para o veterinário. (Foto: Divulgação/Seda)[/caption]



A Prefeitura do Recife deu início neste sábado (22) à campanha Saúde Animal - Veterinários nos Bairros, promovida através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda). A primeira localidade a ser beneficiada foi o Ibura. Das 9h às 14h, 187 atendimentos foram realizados, na Escola Municipal Professor Simões Barbosa. A iniciativa, que tem como principal objetivo levar às comunidades de baixa renda consultas veterinárias gratuitas para cães e gatos, acontecerá uma vez por mês, sempre em um bairro diferente.


Grande parte dos animais atendidos nunca havia sido levada para o veterinário. Foi o caso da vira-lata Preta, de três meses. “Peguei ela há uns 20 dias e achei uma maravilha quando soube que teriam veterinários aqui para examiná-la. Também tenho três gatos e vou cadastrá-los para serem castrados depois”, disse a auxiliar de construção, Priscila Renata, moradora do Ibura.


Para o secretário-executivo de Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, o grande número de atendimentos comprova que a população precisa muito desse tipo de serviço. “A maioria das pessoas não tem como arcar com as despesas de uma consulta veterinária. E cuidar da saúde dos bichos é também uma questão de saúde pública. Por isso é importante que os donos criem o hábito de levar seus animais ao veterinário”, afirmou.


Mas não foram apenas os moradores do bairro que buscaram atendimento. Residente de Boa Viagem, a dona de casa Elizabeth Bezerra, também aproveitou o dia para levar a cadela Mel, de 1 ano, para ser consultada pela primeira vez. “Ela nasceu sem as duas patas da frente e a dona ia jogá-la fora. Peguei para criar e desde então ela sempre foi muito dócil. Fora o problema das patas, nunca apresentou nenhum problema de saúde, mas viemos nos certificar disso”, explicou.


E apesar da campanha ser direcionada para cães e gatos, as irmãs Kellycia Fortunato, 9 anos, e Ketlyn Fortunato, 13, aproveitaram para consultar o hamster Bolinha. “Ele brigou com nosso outro hamster há uns dias e está com alguns ferimentos. Como viemos trazer nosso gato para o médico, trouxemos o Bolinha também”, explicou Kellycia.