NOTÍCIAS

Cultura | 22.04.14 - 14h56

CTTU finaliza curso de Libras para agentes de trânsito

Agora, 16 profissionais estão aptos a se comunicar com mais facilidade com os deficientes auditivos

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc), através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), finalizou, nesta terça-feira (22), as aulas da primeira turma do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para agentes de trânsito. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, Escola de Governo da Prefeitura da Cidade do Recife e com o Centro de Formação de Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe).

A cerimônia de encerramento contou com a presença do comandante da Guarda Municipal do Recife, Marcílio Domingos, da gerente-geral de Gestão de Pessoas, Inês Perruci, além de representantes da CTTU e Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas.

Com o conhecimento dos sinais, os profissionais estão, agora, aptos a se comunicar com mais facilidade com os deficientes auditivos, inclusive aqueles que vierem ao Recife durante a Copa do Mundo 2014. As aulas aconteceram sempre às terças-feiras, no auditório do Cefospe, e tiveram a duração de 66 horas/aula. Dezesseis agentes de trânsito se formaram.

Para o comandante da Guarda Municipal do Recife, Marcílio Albuquerque, essa oportunidade foi muito rica para os participantes. “Os servidores estão nas ruas diariamente, em contato direto com o cidadão. Quanto mais bem capacitados, melhor será o atendimento realizado. Estamos preparando a Guarda para a Copa do Mundo, mas, principalmente, para todo o Recife", comentou.

A professora de Libras responsável pelas aulas, Terezinha Ponciano, se mostrou empolgada com o resultado curso. “Atualmente, no Brasil, temos cerca de 10 milhões de deficientes auditivos e esse cenário é cada vez mais presente na realidade de todos. A iniciativa da Companhia é louvável e muito significativa para a inclusão de todos. Esse é o primeiro passo para a inclusão e o resultado foi maravilhoso”.