NOTÍCIAS

| 22.04.14 - 18h28

Primeiro dia da Campanha de Vacinação é considerado normal

Das 85 pessoas que foram vacinadas na Policlínica Waldemar de Oliveira, 63 eram idosas. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

O primeiro dia da 16ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe, no Recife, foi considerado normal. Na Policlínica Waldemar de Oliveira, no bairro de Santo Amaro, 85 pessoas foram vacinadas durante todo o dia. Dessas, 63 tinham mais de 60 anos. A Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar, até o dia 9 de maio, cerca de 220 mil pessoas. Para isso, recebeu 260 mil doses da vacina. No próximo sábado (26), será realizado o Dia D da Vacinação.

A estudante Ivaneide de Melo, de 20 anos, está grávida de cinco meses e foi vacinada hoje. “Vim fazer uma ultrassom e soube que já estavam vacinando. É bom para ficar logo prevenida”, disse a estudante. A Policlínica Waldemar de Oliveira recebeu 200 doses da vacina, que protege contra três tipos de vírus. É a segunda vez que a advogada Márcia Albuquerque precisa tomar a vacina. “Estou esperando um filho, mas também sou diabética, então preciso tomar, já que a imunidade fica baixa quando a diabetes está descontrolada. Tem que se prevenir mesmo”, afirmou a advogada.

Além das gestantes, fazem parte do público-alvo crianças de seis meses até menos de cinco anos, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, presidiários e funcionários do sistema prisional e pessoas com mais de 60 anos. A aposentada Telma de Souza, de 60 anos, teve um motivo a mais para procurar a Policlínica. “Tomo essa vacina há cinco anos, e é muito difícil eu gripar”, garantiu.