NOTÍCIAS

Cultura | 22.04.15 - 14h44

Escola Oswaldo Lima Filho promove o VIII Concerto de Leitura

Encontro reúne escritores e contadores de histórias, com o objetivo de incentivar a produção literária dos alunos e formar leitores. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

A Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, localizada em Boa Viagem, realiza, até o dia 27 de abril, o VIII Concerto de Leitura. A abertura do evento literário, que reúne escritores e contadores de histórias, aconteceu na manhã desta quarta (22). O foco é estimular a produção literária dos estudantes e formar leitores. A programação inclui contação de histórias, palestras e apresentações dos alunos.

As apresentações iniciaram com a contadora Adélia Oliveira, que trouxe muita música e contos literários. Em seguida, os estudantes assistiram a palestras do escritor e presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), Alexandre Santos; e da coordenadora do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), Ivana Cavalcante. Houve também apresentações das turmas do 3º, 7º e 9º anos e contação de histórias das turmas do 2º ao 5º ano.

De acordo com o presidente Alexandre Santos, o evento também mostra que os escritores não são inacessíveis e que o contato é fundamental. “A UBE fica muito feliz não só em participar, mas também em apoiar essa iniciativa. Nós temos a certeza de que em alguns anos vamos ter grandes escritores pernambucanos que vão emergir das turmas que hoje participam deste encontro”, destaca.

Para a coordenadora pedagógica Verônica Taveira, o evento é de extrema importância na vida das crianças. “O nosso objetivo é formar leitores e estimulá-los na produção de texto, isso fez com que aumentasse a quantidade e qualidade da produção dos alunos”, ressalta.

Programação - Na tarde desta quarta (22), as histórias serão mostradas pelas turmas do 1º ao 6º ano. Logo depois, os alunos do 7º ano participarão do sarau Quarta às Quatro, na sede da UBE, localizada em Casa Forte. Participam do evento diversos escritores pernambucanos. Cerca de 400 estudantes do 1º ao 9º ano vão participar das atividades, que acontecem na quadra da escola, até o final do evento.