Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.04.19 - 19h22

Policiais, idosos e professores começam a tomar vacina da gripe no Recife

img_alt

Nesta 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas podem se vacinar, pela primeira vez (Foto: Cortesia)

 

Policiais, pessoas idosas, profissionais de saúde e professores de escolas públicas e privadas do Recife começaram a tomar a vacina contra gripe nesta segunda-feira (22), quando começou a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A novidade é que, durante a Semana Santa, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a inclusão de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas nos públicos prioritários de vacinação, pela primeira vez.

Na primeira etapa da campanha, entre os dias 10 e 17 de abril, o Governo Federal recomendou que a vacinação começasse pelas grávidas e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, que continuam podendo tomar a vacina nesta segunda fase. Na capital pernambucana, mais de 16 mil crianças e grávidas foram vacinadas na primeira etapa - quase 13% do total de 126 mil crianças e gestantes que devem ser imunizadas na cidade.

“É importante que os grupos prioritários procurem os postos de saúde o quanto antes, ao invés de deixarem para se vacinar de última hora. As equipes dos distritos sanitários têm ido aplicar as vacinas nas creches e em algumas casas”, disse a coordenadora do Programa de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

Ao todo, aproximadamente 400 mil recifenses devem procurar uma das 170 unidades de saúde da família (incluindo as Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da Prefeitura do Recife para se imunizar até o dia 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo, que ainda inclui puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos. Em 2018, 100% do público-alvo do Recife foi imunizado contra a doença.

Casados há mais de 50 anos, os aposentados Severino Gomes, 79 anos, e Maria Josefa Gomes, 77, tomaram a vacina nesta segunda, na Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério. “Viemos fazer o teste de glicose, aí nos avisaram que podíamos tomar a vacina da gripe. Todo ano nos vacinamos juntos. Dificilmente tenho gripe, por isso acho importante tomar a vacina”, disse seu Severino.

DOCUMENTOS - Além de levar a carteira de vacinação e um documento de identificação, parte do público-alvo precisa apresentar documentos que provem a necessidade da vacinação. Profissionais das redes públicas e privadas de educação e de saúde devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho, por exemplo. Mulheres puérperas necessitam de comprovação de que passaram por parto nos últimos 45 dias. Já as pessoas com comorbidade têm de apresentar encaminhamentos médicos justificando a aplicação da vacina.

O Dia D da 21ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza (gripe) será realizado no dia 4 de maio. As salas de vacinação funcionam das 8h às 17h, com intervalo no horário de almoço.