Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 22.04.20 - 11h02

Prefeito Geraldo Julio anuncia abertura antecipada do maior hospital de campanha para pacientes com covid-19

img_alt

A abertura do Hospital Provisório Recife 2, localizado nos Coelhos, acontece já nesta quarta-feira (22). Com 420 leitos a unidade será administrada pela Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao IMIP (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

Dois dias após entregar pronto o Hospital Provisório Recife 2, que está localizado nos Coelhos, o maior hospital já construído pela Prefeitura do Recife, o prefeito Geraldo Julio anunciou na manhã desta quarta-feira (22), o início antecipado do funcionamento da unidade. O hospital tem um total de 420 leitos será administrado pela Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao IMIP. Ele  começa a funcionar com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos de enfermaria.

“Temos mais uma notícia positiva que é a abertura antecipada do Hospital Provisório Recife 2 e que já começa a atender hoje. O funcionamento do hospital estava previsto para acontecer só na próxima segunda-feira, mas nós conseguimos adiantar para hoje e já estão em funcionamento os 50 primeiros leitos. Gradualmente ele vai chegar a 100% de sua capacidade de 420 vagas. A gente espera que esse atendimento possa salvar vidas, assim como outras já foram salvas”, afirmou o Prefeito Geraldo Julio durante  pronunciamento realizado em entrevista coletiva pela internet. 

A unidade de mais de 8.000 m² de área construída e que tem um total de 420 leitos, sendo 100 de UTI e 320 de enfermaria, ultrapassa a capacidade somada do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, com o Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, em Santo Amaro. Erguido em 27 dias, em antigos galpões na Rua Largo dos Coelhos, o Hospital Provisório Recife 2 é administrado pela Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). 

“No início da pandemia a gente partiu para a criação de novos leitos de UTI e enfermaria para atender os pacientes com coronavírus. Essa decisão se mostrou acertada porque 18 dias depois nós já tínhamos pacientes internados em UTI e entubados em leitos que haviam sido criados após a decretação da pandemia. Inclusive nós já temos pacientes que foram entubados nesses leitos criados pela Prefeitura e já foram liberados. A gente tem hoje 123 pacientes internados nesses novos leitos, sendo 39 em UTI e 84 em enfermaria”, disse Geraldo Julio.

A abertura dos leitos para os pacientes será de forma gradual, até atingir o pleno funcionamento. O hospital já está totalmente concluído e equipado, aguardando apenas parte dos respiradores pulmonares que já foram comprados e estão para ser entregues pelos fornecedores. No local, serão atendidos apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação, contribuindo para desafogar a rede de leitos de todo o Estado durante esta pandemia.

Entre os equipamentos instalados na unidade estão respiradores pulmonares, raio-x, camas hospitalares, monitores de sinais vitais, desfibriladores cardíacos e outros que integram a aquisição de mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares anunciada pelo prefeito Geraldo Julio, neste mês. As paredes internas do hospital de campanha dos Coelhos receberam adesivação com fotos de paisagens e intervenções gráficas, para levar um pouco de vida e de colorido às tradicionais paredes brancas dos hospitais.

OUTROS LEITOS - O Plano Municipal de Contingência Covid-19 prevê um total de sete hospitais de campanha municipais, com cerca de 1.200 leitos para pacientes infectados pelo novo coronavírus, sendo cerca de 400 leitos de UTI com respirador e cerca de 800 de enfermaria. Além do Hospital Provisório Recife 2, estão em funcionamento hospitais de campanha na área externa das Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Barros Lima, em Casa Amarela, e Arnaldo Marques, no Ibura, além do Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, em Santo Amaro. Também há leitos de UTI e enfermaria para pacientes com covid-19 no Hospital da Mulher, que também abrigará um hospital de campanha, na área externa da unidade. 

Desses, 305 leitos agora estão abertos para os pacientes - 70 de UTI e 235 de enfermaria. Até a manhã desta quarta, havia 39 pacientes nas UTIs e 84 pacientes nas enfermarias criadas pela Prefeitura do Recife para pacientes com covid-19. Diariamente, a Prefeitura do Recife vai divulgar a abertura de novos leitos e a ocupação. Já o percentual de taxa de ocupação está sendo divulgado diariamente pelo Governo do Estado.