NOTÍCIAS

Cultura | 22.05.13 - 15h44

São João do Recife terá 450 apresentações em dez arraiais

[caption id="attachment_34378" align="alignnone" width="680"] Ao som de Maciel Melo, Geraldo dançou quadrilha acompanhado da secretária de cultura do Recife, Leda Alves. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Ao som de muito forró, o prefeito Geraldo Julio detalhou, nesta quarta-feira (22), a programação do São João do Recife 2013 em coletiva no Arcádia do Paço Alfândega. Este ano, os homenageados da festa serão o cantor e compositor Maciel Melo e o coreógrafo e pesquisador da Cultura Popular Mika Silva. De seis a 30 de junho, a cidade entrará no clima junino com cerca de 450 apresentações espalhadas em dez arraiais. O forró também vai correr solto em outros 29 polos tradicionais e 17 comunitários. Na coletiva, o prefeito também lançou o concurso “Eu amo minha rua”, criado para estimular a população a decorar a rua em que mora com adereços juninos.

A PCR abriu um edital para todos os artistas interessados em participar. Dos inscritos, 95% são pernambucanos. Para garantir um forró de boa qualidade para os recifenses, o São João da cidade contará com shows de Elba Ramalho; Alceu Valença; Geraldo Azevedo; Petrúcio Amorim; Cezzinha; Maria da Paz; Alcymar Monteiro; Jorge de Altinho; Xangai; Santana; Nando Cordel; Genival Lacerda; Trio Nordestino; Camarão; Antúlio Madureira; Cristina Amaral e Irah Caldeira, além do homenageado Maciel Melo.

“A valorização do artista local é muito importante. Nós estamos falando de uma festa democrática, que todo mundo pode participar e isso não pode ser feito sem a essência da nossa cultura. Homenageando Maciel e Mika, nós estamos reconhecendo todos os artistas que temos aqui”, destacou Geraldo.  Além dos homenageados, vários cantores que vão compor a programação do São João do Recife acompanharam a coletiva.

A expectativa é que 1,5 milhões de pessoas circulem pelo Recife nos período da festa; sendo uma média de 170 mil a cada dia. Os dez arraiais serão instalados em quatro espaços de grande porte: Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal e Parque Dona Lindu; quatro de médio porte: Várzea, Peixinhos, Ibura e San Martin; além de dois de pequeno porte: Rua da Moeda e Brasília Teimosa.



Assim que chegou ao local da coletiva, Geraldo Julio não fez cerimônia, dançou quadrilha ao som de Maciel Melo e foi logo dizendo que gostaria de usar sandália de couro para falar da festa junina, que representa um grande momento de alegria para a população. “O São João é uma festa muito importante para a nossa cidade. Eu tenho certeza que vamos fazer uma grande festa, organizada, bonita e mais feliz para os recifenses; principalmente por causa dos dois homenageados deste ano”, afirmou.

A abertura oficial da festa ficará por conta de 100 sanfoneiros, zabumbeiros, cantores e compositores, no dia seis de junho, às 18h. Com muito forró, os artistas seguirão da Rua da Moeda para a Praça do Arsenal em uma grande caminhada junina. Na Praça do Arsenal, haverá ainda shows de 15 artistas. Além da programação para os dias de festa, o São João do Recife contará com concurso, seminário, lançamento de livro e exposição.

A secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, fez questão de destacar a programação autêntica da festa. “A Prefeitura se veste de muito entusiasmo e alegria porque festa é festa e o São João gira em torno do popular. Nesses dias, eu tenho observado a entrega de todos os funcionários da PCR para montar os últimos detalhes do festejo junino”, comentou a secretária, ressaltando o compromisso do prefeito Geraldo Julio em apoiar os artistas locais.

Um dos homenageados da festa, Mika Silva não conseguia conter a alegria em ser contemplado para representar todos os artistas populares. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho de resistência da cultura popular, ou seja, essas manifestações culturais vivem resistindo para sobreviver. Esse reconhecimento da Prefeitura do Recife vem legitimar o trabalho que nós fazemos”, agradeceu, emocionado.

[caption id="attachment_34382" align="alignnone" width="680"] Geraldo: "Homenageando Maciel e Mika, nós estamos reconhecendo todos os artistas que temos aqui”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O cantor e compositor Maciel Melo revelou que ficou surpreso com a homenagem. “É muito bacana, fiquei surpreso com o convite. Acredito que isso seja um sinal de que a minha música é reconhecida. Eu tenho mais é que agradecer a Deus, ao público. Essa história de que santo de casa não faz milagre é mentira, porque comigo aconteceu”, brincou.

“EU AMO MINHA RUA” – Para participar do concurso “Eu amo minha rua” - uma parceria da PCR com a Rede Globo -, os interessados devem enviar entre cinco e dez fotos da rua decorada para o site www.euamominharua.com.br. A inscrição começou hoje e segue até o dia 17 de junho. A vencedora será escolhida pela própria população e o resultado final será divulgado no dia 27 de junho.

Secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras explicou como se dará a premiação do concurso. “A rua mais bonita do Recife vai ganhar um show completo do artista Cezzinha, além de toda a estrutura de palco, som e iluminação. A rua ganhadora receberá ainda uma placa comemorativa da Prefeitura”, argumentou.

TORCIDA RECIFE – Com o objetivo de espalhar o clima da Copa em toda a cidade, os arraiais do Sítio Trindade; Praça do Arsenal; Parque Dona Lindu; Peixinhos; Pátio de São Pedro; Várzea; Ibura e San Martin estarão equipados com telões, durante todo o período junino. O espaços serão denominados “Torcida Recife”.

Além de possibilitar que todos os recifenses assistam aos jogos da Copa das Confederações (15 a 30 de junho), a iniciativa também funcionará como “teste” para o FIFA Fan Fest, que será realizado  no Marco Zero, em 2014, durante os 32 dias da Copa do Mundo da Fifa. “Serão transmitidos os jogos do Brasil e as partidas que acontecerem no Recife. O São João de 2013 terá tudo a ver com a Copa, misturando o futebol com essa cultura tão bonita”, pontuou o secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga.

Confira a programação