NOTÍCIAS

| 22.05.15 - 16h36

Secretaria de Saúde do Recife discute sobre o cuidado multiprofissional para portadores de doença falciforme

Segunda-feira (25), a Política de Saúde da População Negra, da Secretaria de Saúde do Recife, promoverá um diálogo sobre doença falciforme, das 14h e 17h, no Auditório Capiba, no 15º andar da Prefeitura do Recife. O evento traz o tema “A importância do cuidado multiprofissional às pessoas com Doença Falciforme”. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, abre a mesa de diálogo que terá representantes do Hemope e do Movimento Nacional de Mulheres com Doença Falciforme - caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, causando anemia.

Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Academia da Cidade, da Gerência de Atenção Básica (GAB), além da equipe da Política de Saúde da População Negra, estarão entre os profissionais da rede de saúde do Recife que participarão do diálogo.

A sacerdotisa Mãe Graça Costa de Xangô fará um recital que aborda o cuidado com as pessoas com doença falciforme. Na sequência, o hematologista Dr. Anderson Araújo discute os aspectos clínicos da doença e o fisioterapeuta Rodolfo Figueirêdo falará sobre a importância do cuidado multiprofissional para os portadores da doença falciforme. O diálogo ainda traz a bióloga Lindacy Assis que representa o Movimento Nacional de Mulheres com doença falciforme. Ela falará sobre a promoção da qualidade de vida para esses pacientes.

Afrodescendentes - Segundo Sony Santos, coordenadora da Política de Saúde da População Negra, a Doença Falciforme (DF) é uma das doenças genéticas hereditárias mais presentes em todo o mundo. “No Brasil, a doença também se configura como uma das doenças hereditárias mais comuns e é mais incidente nos estados que possuem maior concentração de afrodescendentes”, destacou Sony.

O Recife se destaca por realizar exame de referência para diagnóstico da Doença Falciforme, a Cromatografia da Hemoglobina. Todas as gestantes têm acesso ao exame durante o pré-natal e a oferta se estende à população. A coleta sanguínea pode ser feita em qualquer unidade de saúde da Prefeitura do Recife, que encaminha a amostra para o Laboratório Municipal Julião Paulo, no bairro de Santo Amaro.