Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 22.05.20 - 12h21

Prefeitura do Recife registra 106 mil pessoas a mais em casa por dia na quarentena rígida

img_alt

Desde o início da quarentena, o Recife registra os melhores índices de isolamento do Brasil, que passou de 51% para 58% em média. Prefeitura do Recife colocou operação com 500 servidores na rua para orientar e fiscalizar o cumprimento do decreto (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na primeira semana de quarentena rígida no Recife, 106 mil pessoas a mais ficaram em casa, por dia, em relação a semana anterior. A taxa de isolamento média subiu de 51% para 58%. Para fazer valer as medidas do decreto estadual 49.017, a Prefeitura do Recife montou uma operação que levou as ruas, todos os dias, cerca de 500 servidores dos serviços essenciais para fiscalizar e orientar o comércio, os veículos e os pedestres em toda a cidade. As informações foram repassadas pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta sexta-feira (22), durante coletiva de imprensa realizada em transmissão pela internet.

“Queria fazer um registro que o isolamento social mais rígido, que alguns chamam lockdown, ele vem dando um resultado muito positivo em nossa cidade. O Recife é hoje a capital brasileira com maior índice de isolamento e eu quero aqui já agradecer a todos que tem dado a sua colaboração e a todos que estão fazendo esse gesto de amor de ficar em casa. Isso está salvando vidas, está fazendo com que menos pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo, também está tirando pessoas que poderiam estar internadas no nosso sistema de saúde e certamente muitas vidas estão sendo salvas por essa ação”, avaliou o prefeito Geraldo Julio.

Nos 16 pontos de bloqueios montados pela Polícia Militar e pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foram realizadas mais de 180 mil abordagens desde o sábado (16) para verificar o rodízio de automóveis em vigor pelo decreto. Desses, 7,5 mil motoristas precisaram retornar ao ponto de origem por estarem circulando sem justificativa. O decreto prevê a circulação apenas de carros com placas pares em dias pares e ímpares, em dias ímpares, com exceção dos trabalhadores de serviços essenciais identificados.

O prefeito Geraldo Julio voltou a reforçar o pedido para que a população fique em casa. “Queria também mais uma vez pedir um esforço adicional para aqueles que ainda não conseguiram fazer o isolamento, que não conseguiram ficar em casa, que consigam superar  os desafios e permanecer em casa para que possamos salvar ainda mais vidas em nossa cidade com o isolamento social”, pediu.

A Prefeitura também montou operação conjunta em três grandes largos comerciais da cidade: Casa Amarela, Nova Descoberta e Água Fria. O acesso aos equipamentos públicos destes largos comerciais: o Mercado de Casa Amarela, seus anexos e a feira do bairro, o Mercado e a Feira Nova de Nova Descoberta e o Mercado e a Feira Nova de Água Fria foi ordenado, com a aplicação de álcool em gel e distribuição de máscaras para os frequentadores. 

O comércio dos bairros também recebeu ação de fiscalização e orientação da Dircon e do Procon Recife para cumprimento das medidas do decreto. Ao todo, 166 estabelecimentos foram autuados, dos quais 50 foram fechados por não serem serviços essenciais ou apresentarem irregularidades.  São estabelecimentos como lojas de roupas, assistência técnica, serralharia, vidraçaria, lava-jato, sorveteria, lanchonetes e bares.

Os outros 116 foram notificados para adequação às medidas previstas no decreto, como a disponibilização de álcool em gel na entrada do estabelecimento e o distanciamento dos clientes dentro da loja.  Viaturas da Guarda Municipal do Recife também circularam pelas ruas da cidade abordando os cidadãos que transitam a pé, orientando para o cumprimento do decreto, com a identificação da necessidade de estar na rua.

Os largos comerciais também estão recebendo diariamente a ação de sanitização dos espaços públicos, por parte da Secretaria de Saúde, que já fez mais de 25 mil visitas em toda a cidade. O Projeto Arte que Cura faz parte da ação com a campanha Varal do Bem (Eu cuido de você e você cuida de mim). Nela, um painel com máscaras gratuitas para a população. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), que vem promovendo ações de incentivo à população através das artes, com algumas das máscaras trazendo mensagens de reflexão e afeto como “Eu cuido de você e você cuida de mim’, ‘Lave as mãos’, ‘Distância é Amor’, ‘Se proteja’ e ‘Vai passar’.