Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.06.18 - 17h55

Forró no Sítio Trindade, quadrilhas, Desfile das Bandeiras e Acorda Povo nesta sexta-feira junina

img_alt

Na noite de hoje, tem programação montada pela Prefeitura do Recife no Centro, em Areias, Vila Tamandaré e no Sítio Trindade, maior arraial da capital (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A temporada do balancê está aberta no Sítio Trindade. A programação montada pela Prefeitura do Recife para celebrar os santos juninos vai deixar esta noite de sexta (22) quadriculada com apresentações de Beto Hortis, Walmir Chagas, Cristina Amaral e Silvério Pessoa no palco principal, além do autêntico pé de serra da Sala de Reboco e do colorido espetáculo das quadrilhas.

Pode começar a engomar a saia rodada, que a festa começa cedo. A partir das 18h, tem Trio 100% Mulher, Kinho do Acordeom, Trio Veneno, Jorge Silva, Banda Segnos e Henrique Brandão na Sala de Reboco.

No Palhoção das Quadrilhas, chegam ao fim na noite de hoje as eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

Concluindo a primeira etapa do concurso, iniciado no último dia 12, apresentam-se seis quadrilhas: Junina Xotear, Estrela Matuta, Chá de Zabumba, Magia Matuta, Junina Raízes e Junina Zabumba. Os doze finalistas serão anunciados na próxima segunda-feira e as finais do concurso serão nos dias 29 e 30 no Sítio Trindade.

Primeira a se apresentar, às 20h, a Junina Xotear, de São Lourenço da Mata, rende uma homenagem à região Norte e suas tradições populares com o tema “O Encantado”.

Depois dela, às 20h45, a Junina Estrela Matuta, de Camaragibe, defenderá o tema “No Calor dos teus Braços. Teu Calor me Aquece de Chuva de Festa”, que conta a história de um amor que já começa fértil, no dia do plantio de milho de São José. 

Terceira da noite, a Junina Chá de Zabumba chega, às 21h30, com o tema “Guerra no Sertão: A Disputa pela Imagem de São João”, que fala de fé, de tolerância e dos milagres de São João.

De Ibimirim, a Junina Magia Matuta falará, a partir das 22h15, de traição com o tema “O Santo e a Porca”. Depois dela, às 23h, a Junina Raízes se apresenta no Palhoção com o tema “2018 Anos Depois...Só Jesus na Causa”, retratando a vida de um Jesus nordestino, comendo o pão que do diabo amassou nos dias atuais.  

Encerrando a noite e as eliminatórias, a Junina Zabumba, de Camaragibe, vai apresentar, às 23h45, um tema que vale por três, falando dos três santos juninos, ao som dos três principais instrumentos que fazem a alegria dos festejos juninos, no meio de um triângulo amoroso.

Desfile das Bandeiras - No centro, o 25º Desfile das Bandeiras Juninas levará 12 grupos ou agremiações culturais para uma grande brincadeira de São João. O percurso, embalado pelo autêntico forró, começa, às 18h, na Rua Imperatriz e segue pela Ponte da Boa Vista, Rua Nova e Avenida Dantas Barreto até cruzar a Rua Nossa Senhora do Carmo com destino ao Pátio de São Pedro.

A concentração começa às 17h em frente à Igreja Matriz da Boa Vista, no embalo de Mendes e Sua Banda, da Associação Musical 19 de Fevereiro e do Som Brasil Banda Show, que acompanharão todo o desfile. Abrindo alas para o desfile, a quadrilha Trapiá Mirim também fará todo o percurso. Por volta das 19h, o desfile chega no Pátio de São Pedro, onde as bandeiras fazem um grande círculo, encerrando  desfile, mas a celebração continua com shows no palco do Pátio de São Pedro.

Acorda Povo - Hoje também é dia de celebrar um dos homenageados do Ciclo Junino 2018: o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras. A festa começa às 22h, na Rua Arzeniro Galvão, próximo ao número 194, com apresentação de trio pé-se-serra e da banda Bongá, que animarão a preparação do cortejo, na Forrovioca. A partir das 3h da manhã, começa a concentração e, às 4h, o Acorda Povo sai, desfilando cânticos, louvações, danças e muita fé, numa celebração devotada a São João e ao orixá Xangô, hoje conduzida por Dona Nenzinha de Xangô, filha dos fundadores da festa e também do orixá festejado. O cortejo acaba embalado pelo Coco de Terreiro do Mestre Pau Ferro, até 8h.

Fim de semana junino - Amanhã (23), na véspera de São João, principal dia de programação junina, a festa vai ser arretada no Sítio Trindade, com apresentações de Maciel Salu, Ivan Ferraz, Liv Moraes e do homenageado do Ciclo Junino 2018, Geraldinho Lins.

Já a partir das 15h, o Sítio irá receber os pequenos matutos da capital com uma programação caprichada e especialmente preparada para as crianças, com atrações como Tio Bruninho e Fadas Magrinhas.

De hoje até domingo (24), 33 atrações locais celebram os ritmos e as tradições nordestinas só no Sítio Trindade. No mesmo período, vai ter também arraial montado pela Prefeitura do Recife no Barro, em Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó. Na Vila Tamandaré, a comunidade já começa a celebrar o santo do carneirinho a partir de hoje e amanhã tem mais shows.

Em Brasília Teimosa, a festa será no dia 29, para festejar São Pedro, padroeiro dos pescadores. Para quem quiser ralar bucho no centro da cidade, o Pátio de São Pedro também tem programação amanhã, a partir das 18h, com Família Salustiano e a Rabeca Encantada, além de Bia Marinho e Banda Cascabulho entre as atrações. Para conferir a programação completa, basta acessar: https://bit.ly/2limCgd.

Ontem - Na primeira noite de shows no Sítio Trindade, foi forró para todo lado. Assim que o Quinteto Violado estreou a programação no palco principal, o casal Fátima e Manoel Aves Teixeira começou um arrasta-pé bom danado, que demorou para acabar. “Todo ano a gente vem para o Sítio. E vem para dançar!”, disse Manoel. O casal pé de valsa fez tão bonito no salão, que ganhou um CD do Quinteto de presente.

Recifense, mas morador de Guarulhos, em São Paulo, há 30 anos, o vigilante Carlos Neves, 49 anos, esteve pela primeira vez no Sítio Trindade ontem. “Estou achando tudo muito bonito. A estrutura está muito boa”, disse enquanto curtia o legítimo forró pé-de-serra na Sala de Reboco. Já a sobrinha dele, a técnica de enfermagem Tamires Neves, 25 anos, moradora de Casa Amarela, não perde um São João do Sítio desde criança.  e costuma ir ao Sítio Trindade todo ano, no período do São João, desde criança. “Sempre venho com a família toda. É muito legal.”

A administradora Renata Câmara, 35 anos, também é frequentadora do Sítio. Já forrozou muito naquele arraial. Mas somente ontem fez sua estreia no Palhoção das Quarilhas. “Achei muito interessante. Até assuntos delicados, como a pobreza e a vulnerabilidade de crianças, são tratados de forma tão bonita.”