Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 22.06.23 - 14h41

Mais um fim de semana de festa para São João

img_alt

Recife celebra o padroeiro do forró com mais de 160 atrações por toda a cidade, na programação gratuita, montada pelo poder público municipal. Até domingo (25), festa vai alcançar 8 arraiais em vários bairros. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O Recife será todo balancê neste feriado junino. Para animar o segundo final de semana dos festejos, preparados pela Prefeitura do Recife, mais de 160 atrações espalharão as cores e ritmos do São João por toda a cidade, até domingo (25). Além dos célebres arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco, onde os pés arrastam desde os últimos dias 11 e 12 de junho, a festa tomará conta também de cinco bairros neste final de semana devotado ao padroeiro do forró: Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro. Vai ter programação ainda no Parque das Graças. Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br) e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo e para todo gosto.

No Recife Antigo, todo caminho dá no forró. O Novo Arraial da Rio Branco mudou a rotina do bairro, arrastando todos os pés para a via mais junina da cidade, onde o São João espalha seus acordes dia sim, dia também. Só nos próximos quatro dias, 36 atrações irão se apresentar na Rio Branco. Vai ter ciranda, coco, trio pé de serra, quadrilha e muito forró, nas vozes da nova cena musical e da velha guarda junina. Entre as atrações, irão se apresentar: Ciranda Imperial, Quadrilha Junina Raio de Sol, Isadora Melo, Bia Marinho, entre muitos outros. Na sexta, dia do santo, a festa começa 12h e só acaba quando virar o dia.

Depois de dois dias de celebração da fé junina, com a Exposição da Culinária Afro-Brasileira e a Procissão dos Santos Juninos, e das fortes emoções das disputas finais da 37ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, o Sítio Trindade estará pronto para mais um fim de semana de festa. De sexta-feira (23) em diante, todos os buchos irão ralar ao som de 43 atrações, como Mestre Galo Preto, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim, Cavalo Marinho Boi Pintado, Fim de Feira, Cristina Amaral, Coco do Juremá, Nádia Maia, Maciel Melo, entre muitos outros.

Para os pequenos recifenses, também não faltarão convites para o balancê. Na sexta, sábado e domingo, 10 atrações, como Fada Magrinha, Mari Bigio e Carol Levy, vão garantir o São João da criançada.

Descentralizados - E tem mais! A partir deste fim de semana, a programação junina tira vários bairros para dançar. A festa está garantida na Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro, que, juntos, receberão mais de 30 atrações, escolhidas com a ajuda das próprias comunidades, como: Coco na Pisada do Mestre, Dudu do Acordeon, Trio Geração Nordestina, Cavalo Marinho Boi Matuto, Larissa Lisboa, Boi de Mainha, além das quadrilhas juninas Evolução, Lumiar, Zé Matuto e Bacamarte, entre muitos outros.

Parque das Graças - Mal inaugurou e já vai virar arraial. Os festejos juninos vão tomar conta da recém-inaugurada terceira etapa do Parque das Graças, no trecho entre as ruas Dom Sebastião Leme e Doutor Oswaldo Salsa, à beira do Rio Capibaribe, que receberá várias atrações até sábado, para convidar a vizinhança a estreitar relações. Embalarão a festa, preparada para a confraternização de todas as faixas etárias de públicos juninos, atrações como: Forró Rabecado, A Bandinha, Muniz do Arrasta-pé e o espetáculo Presepadas de São João.

“O Recife Junino é a proposta de contemplarmos todo um ciclo cultural tão presente por aqui, no período que alcança os seus santos padroeiros, na tradição das mais genuínas manifestações, na culinária típica desta celebração, mas trazendo também novidades, como o Arraial Novo da Rio Branco”, explica o secretário de cultura Ricardo Mello. “A população participa desta verdadeira comemoração junina, porque está embalada por forró, xote, baião, ciranda, xaxado, coco, cantando e dançando junto com artistas da terra, propagadores da nossa cultura”, completa. “É um ciclo cultural que podemos chamar de raiz, pautado por tudo aquilo que a gente quer e espera encontrar, a gente faz a festa enquanto reafirma o que temos de melhor em tempos juninos, por isso o povo vem realmente abraçando a programação e ocupando todos os espaços”, conclui Mello. 

“Só não brinca quem não quiser”, garante o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto, celebrando o caráter democrático e descentralizado da festa. “A partir deste fim de semana, mais que convidar o Recife para festejar São João, a programação vai buscar o recifense em casa, levando a festa para perto de várias comunidades. Isso reforça os comércios de bairro, além de envolver as famílias inteiras numa confraternização entre várias gerações, que perpetua e confirma futuro às tradições e brincadeiras populares”, afirma Canuto.