NOTÍCIAS

Mulher | 22.07.15 - 20h50

​Atividades de saúde marcam Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A Secretaria de Saúde do Recife participará das atividades referentes ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que acontece de amanhã até a próxima terça-feira (28). Nesta quinta-feira (23), às 14h, a coordenadora da Política de Saúde da População Negra do Recife, Sony Santos, participa de uma roda de diálogo com a juventude negra, cujo tema será ‘Saúde, Violência e Estética’ e Doença Falciforme. O encontro será no Núcleo de Cultura Afro, no Pátio de São Pedro, e vai contar com a participação de Lindacy Assis, representante do Movimento Nacional de Mulheres com Doença Falciforme.

A programação, que é uma parceria entre a Coordenação Estadual de Saúde da População Negra e várias secretarias da Prefeitura do Recife, inclui ainda palestras, cine debate e programação cultural. No sábado (25), haverá entrega de informativos, a partir das 16h, sobre Saúde da População Negra e Saúde da Mulher na Roda de Samba de Mulheres Negras e na Feira de Empreendedoras Negras, no Pátio de São Pedro. Domingo (26), a panfletagem também será no Recife de Coração Aberto para as Mulheres Negras, no Recife Antigo.

Na terça-feira (28), às 14h, a coordenadora da Política de Saúde da Mulher Negra, Sony Santos, é uma das convidadas para participar de uma apresentação sobre os Impactos do racismo na saúde da mulher negra, na Web Conferência da Rede NUTES, promovida pela Coordenação Estadual de Saúde da População Negra.

Assistência à saúde - No Recife, a linha de cuidado vem sendo ampliada com a sensibilização e capacitação dos profissionais para identificar a doença. Já foram capacitados os profissionais que realizam pré-natal e de saúde bucal, além de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Duas unidades do Recife são referência para identificar a doença falciforme - Lessa de Andrade e Albert Sabin. As três maternidades realizam o teste do pezinho no 3º dia de vida do recém-nascido e a Policlínica Salomão Kelner é referência no tratamento.