NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 22.08.16 - 14h57

Ateliers Varan exibem sessões abertas do projeto Oficina H2O Cine Recife

Programação segue entre agosto e setembro com cinco atividades entre filmes e palestras

 

Os Ateliers Varan, em parceria com a Jump Brasil e a Prefeitura do Recife, realiza entre os meses de agosto e setembro sessões abertas como parte do projeto Oficina H2O Cine Recife. Ao todo, são cinco atividades entre filmes e palestras, que terão participação dos alunos dos cursos de documentário e serão abertas aos público. As sessões acontecem na sede da Jump Brasil, na Rua Capitão do Lima, nº 420, Santo Amaro, nos dias 25/08 e 02 e 09/09, às 19h.

O centro de formação, criado há 35 anos e sediado em Paris, atua em diversos lugares do mundo com realização de oficinas de formação audiovisual onde nas mais recentes aconteceram em São Paulo, Portugal, ex-Iugoslávia, Vietnã e Afeganistão. As palestrantes convidadas são Adriana Komives, professora dos Ateliers Varan, cineasta e montadora, e Catalina Villar, também professora do centro de formação. Esta última, documentarista colombiana, dirigiu "La Nueva Medellin", filme que retrata um modelo urbano inovador para a cidade da Colômbia.

Dando continuidade às programações do mês de agosto que foram iniciadas no último dia 10, o centro de formação parisiense exibe o longa "O Impenetrável", de Daniele Incalcaterra, cineasta e professor dos Ateliers Varan. O evento acontece nesta quinta-feira (25), às 19h. O filme aborda uma história familiar do próprio diretor em meio às questões agrícolas e políticas, em terras pertencentes aos índios Guarani.

Setembro abre as exibições com o filme "Transoceano", de Adriana Komives, no dia 02/09. O documentário em primeira pessoa faz um retrato da família da diretora ao longo de dez anos, filmado no Brasil, Hungria, Israel e França, numa busca visceral de suas raízes através dos oceanos. A sessão acontece às 19h.

Fechando as programações dos Ateliers Varan, na sexta-feira (09/09), às 19h, a diretora e professora Mariana Otero exibe seu longa "Em nossas mãos", documentário que aborda a luta de trabalhadoras de uma fábrica semi falida que assumem a empresa de maneira cooperativa. O filme é um debate sobre questões econômicas, sociais, descoberta da liberdade e luta feminina.

A iniciativa tem patrocínio da Ilé France - Agência Francesa de Desenvolvimento e Cidade de Nantes -, e apoio do Instituto Francês Brasil - Agência Recife, bem como Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, Fundarpe e Semas, Portomídia, SESC e UFPE. As sessões acontecem na sede da Jump Brasil, na rua Capitão do Lima, nº 420, bairro de Santo Amaro.

 

Ateliers Varan - Criados em 1978 por Jean Rouch, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da França, tinha como objetivo inicial proporcionar o acesso à produção de audiovisual. Assim que foram criadas oficinas na África do Sul, Papua Nova-Guiné, Colômbia, Bolívia e Camboja.

Em 1981 os Ateliers Varan estiveram no Brasil pela primeira vez para uma oficina na cidade de João Pessoa. Em 2015 voltaram para uma oficina de roteiro para documentário em São Paulo, numa parceria com o SESC.

Os Ateliers Varan propõem aos estudantes uma maneira livre de contar sua realidade, sem nenhum compromisso com formas pré-estabelecidas e sim segundo o seu próprio ponto de vista.

 

SERVIÇO

Sessões Abertas do Projeto Oficina H2O Cine Recife

Rua Capitão do Lima, nº 420, Santo Amaro - Jump Brasil

25 de Agosto e 02 e 09 de Setembro

19h