NOTÍCIAS

Juventude | 22.09.15 - 11h48

Agência de Emprego do Recife participa do Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados

Nesta sexta-feira (25), a mobilização reunirá empresas que devem cumprir cotas de inclusão e trabalhadores que se encaixam no perfil, das 8h às 17h, no posto da Avenida Rio Branco

 

O posto da Agência de Emprego do Recife localizado na Avenida Rio Branco participa da mobilização do Dia D – o Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados, nesta sexta-feira (25). Na ocasião, a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, dentro da ação coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, reúne no mesmo local diversas empresas que devem cumprir cotas de inclusão e trabalhadores que se encaixam no perfil e pretendem ingressar no mercado de trabalho ou se recolocar. O atendimento será realizado das 8h às 17h, oferecendo os serviços de intermediação de mão de obra, orientação profissional, emissão de carteira de trabalho e habilitação ao seguro-desemprego.

A programação do Dia D na Agência de Emprego do Recife contará com palestras oferecidas pelo Sesi-PE com os temas "Administre Seu Dinheiro de Forma Consciente" e "Inclusão de Pessoas com Deficiência"; e pelo Senai-PE sobre o Beneficio de Prestação Continuada - BPC, além de esclarecimentos sobre os cursos oferecidos pela instituição. O Instituto de Massoterapia oferecerá massagem corporal para as pessoas com deficiência e a Secretaria de Saúde do Recife participará com um médico do trabalho e um terapeuta ocupacional junto com estagiários da UFPE. Já a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife irá cadastrar os interessados no Programa de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Recife Conte Comigo. Para completar o evento haverá apresentações culturais do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança – CEVARC e do Maracatu Batuque da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – APABB.

Cerca de 20 empresas confirmaram presença no evento, entre elas Raimundo da Fonte, Hospital Esperança, Jurandir Pires, Start Tercerização, Soll, Adlim, Multiserviços, Transportadora Pedrosa, Hospital Português,  SER Educacional, entre outras. A expectativa é que 250 vagas sejam oferecidas ao longo do dia. Entidades e instituições formadas por pessoas com deficiência foram mobilizadas para participar do evento com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud). "As empresas têm a obrigação legal de contratar pessoas com deficiência e essa exigência é sempre alvo de fiscalização por parte do Ministério do Trabalho. A mobilização do Dia D visa reduzir a exclusão dessas pessoas a partir da inserção no mercado de trabalho", pontua o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora. 

Durante a mobilização do Dia D, o atendimento na Agência de Emprego do Recife na Avenida Rio Branco será prioritariamente voltado para as pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). As demais pessoas interessadas nos serviços oferecidos no local neste dia deverão se dirigir aos postos localizados em Casa Amarela (Avenida Norte, 5.600) e Afogados (Estrada dos Remédios, 162).

DIA D – O Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados, o Dia D, envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades de todo o país, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público. A mobilização faz parte da Agenda do Trabalho Decente e do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação de trabalhadores e conscientização das empresas.


Serviço:

Pauta: Dia Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados - Dia D

Data: Nesta sexta-feira (25), das 8h às 17h

Local: Agência de Emprego do Recife, na Avenida Rio Branco, 155, Recife Antigo