Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 22.09.18 - 21h36

Prefeitura do Recife amplia cobertura verde na Avenida Mascarenhas de Moraes

img_alt

A ação, realizada em parecia com a Ademi-PE, beneficiará seis quilômetros do corredor viário, que liga o centro à Zona Sul da cidade. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

 

A Prefeitura do Recife iniciou a ação para ampliar a cobertura verde de um dos mais importantes corredores viários da Zona Sul da cidade. Nesta sexta-feira (21), o canteiro central da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, recebeu as primeiras mudas de um total de 415 novas árvores que serão plantadas no local. O trabalho, realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), vai beneficiar um trecho de seis quilômetros da via, entre a Ponte Motocolombó e o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre. A largada do projeto também marcou as comemorações do Dia da Árvore.

De acordo com o secretário da SDSMA, Bruno Schwambach, essa é uma iniciativa de plantio diferenciada que visa combater as ilhas de calor em área de fluxo intenso. “A prefeitura tem uma programação de plantio constante para toda cidade. No caso da ação na Avenida Mascarenhas de Moraes, trata-se de um projeto em parceria com a Ademi-PE para fazer plantios com maior volume de mudas. Nesse projeto, nós identificamos grandes corredores com ilhas de calor, levantamos o potencial existente no local para receber plantas e deflagramos uma ação de grande porte com o objetivo de aumentar o verde na área”, detalhou Schwambach.

Para proporcionar mais conforto térmico e ainda uma melhorar no paisagismo, o logradouro vai ganhar exemplares de médio e grande porte, todos nativos da Mata Atlântica, como Pau-Ferro, Sibipiruna, e Ipê (roxo, rosa e branco). As mudas usadas na iniciativa têm mais de 2 metros de altura, como determina o Manual de Arborização do Recife. A medida busca aumentar o grau de sucesso dos plantios na cidade. Na Mascarenhas de Moraes, a previsão é que o trabalho seja concluído no final de outubro.

Este projeto parceiro entre a prefeitura e a Ademi-PE teve início em março e prevê espalhar um total de duas mil novas árvores em diversos espaços públicos. “Para as construtoras, essa é uma ação importante porque conseguimos viabilizar uma compensação mais rápida, mais fácil, um processo mais eficiente junto à prefeitura. Além disso, entregamos esse serviço de forma muito mais palpável pra sociedade. É uma ação boa para todos”, frisou o presidente da Ademi-PE, Gildo Vilaça, que também acompanhou o início dos trabalhos na Zona Sul.

Trilha Amazônica -  Também em comemoração ao Dia da Árvore, o Jardim Botânico do Recife realizou, nesta sexta-feira (21), uma nova trilha intitulada “Espécies da Amazônia”. Durante o passeio, monitores apresentaram cerca de 10 plantas que ocorrem tanto no bioma amazônico quanto no da Mata Atlântica. Eles detalharam para o público como algumas espécies se comportam de forma diferente na natureza e apresentam características distintas, como porte ou folhagem devido a variações do clima, diferença de solo, relevo e volume de água. Agora, a trilha passa a ser oferecida no terceiro sábado de cada mês.