Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 22.09.21 - 16h52

PCR celebra Dia Mundial Sem Carro com implantação de ciclofaixa e ações educativas e ambientais nas ruas

img_alt

Data foi comemorada dentro da Semana da Mobilidade e foco foi na conscientização para a mudança de hábitos na população. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta quarta-feira, 22 de setembro, a Prefeitura do Recife promoveu uma série de ações nas ruas. Ainda na noite da terça-feira (21) foi implantada a segunda etapa da Ciclofaixa Professor Josias de Albuquerque, em Santo Amaro, além da requalificação de um trecho da Rua Treze de Maio, que agora será bidirecional. Também foi instalada uma área de trânsito calmo com uso de urbanismo tático, com o objetivo de reduzir o índice de sinistros de trânsito no local.

Durante a quarta-feira (22), artistas educadores da Trupe da CTTU realizaram ações educativas nas ruas para chamar pessoas dos veículos motorizados a fazer o seu trajeto de bicicleta. Eles ocuparam algumas das principais vias da cidade, como o cruzamento das Avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, em Santo Amaro, para conscientizar os condutores sobre a importância do respeito aos mais frágeis no trânsito e o estímulo ao uso de bicicletas.

A empresa Tembici, responsável pelo BikePE, disponibilizou 500 vouchers para retirada gratuita das bikes do projeto como forma de incentivar a mobilidade ativa por bicicleta e a descarbonização da cidade. A promoção é válida para novos usuários e tem vai até a sexta-feira (24). Os novos usuários poderão utilizar o código PEDALAPE para adquirir os planos mensais.

A convite da vice-prefeita Isabella de Roldão, um grupo de secretárias e secretários do município se encontrou no para irem pedalando à sede da Prefeitura. Participaram, entre outros, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, a secretária de Saneamento, Érika Moura, e a secretária-executiva de Esportes, Yane Marques. O grupo passou pelo Marco Zero, para reforçar a mensagem sobre a necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes a partir da adoção de modais sustentáveis. 

"De bicicleta e a pé, chamamos atenção sobre a necessidade de reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera e a circulação de veículos motorizados, além de provocar também a reflexão sobre meios de melhorar a nossa qualidade de vida, combatendo o sedentarismo e facilitando a circulação nas vias. A gestão do prefeito João Campos tem priorizado o pedestre e o ciclista. Já são quase 160 km de malha cicloviária e seguiremos avançando, com 10 km implantados somente neste primeiro ano de trabalho.  A bicicleta é um meio essencial para cumprirmos o nosso compromisso de construir uma cidade mais saudável e fazer do Recife a capital da sustentabilidade no Brasil", diz a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

Também dentro da programação do Dia Sem Carro, a  Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou, nesta quarta-feira (22), um plantio de 26 árvores, como Pau-brasil, Craibeira, Ipê amarelo e Pau-ferro, todas nativas da Mata Atlântica. O local escolhido foi o canteiro central da Avenida Mário Melo -  ao longo da ciclovia Graça Araújo. Além de proporcionar sombra à ciclovia,  o plantio trará maior  conforto térmico,  aumento da captura de  gás carbônico, além do amortecimento de barulhos. Sem contar que as árvores vão servir de abrigo, especialmente para os pássaros, e deixar a paisagem mais bonita.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, destaca que, além de contribuir com o meio ambiente, andar de bicicleta é econômico e também traz benefícios para a saúde e o bem-estar. "A forma escolhida para se locomover afeta diretamente o jeito de viver,  não só de um indivíduo, mas de toda uma comunidade. Veículos que usam combustíveis fósseis têm participação direta no aumento da poluição do ar, hoje é o setor que mais emite gases do efeito estufa no mundo. Por isso, devemos buscar outras alternativas de locomoção e, acredito que optar pelo uso da bike é uma boa opção. Além de cuidar do planeta,  a pessoa ainda estará cuidando diretamente da sua saúde e bem-estar", avalia Ribeiro.

A Secretaria de Turismo e Lazer instalou, no boulevard da Avenida Rio Branco, placas de incentivo aos passeios de bicicleta e a pé pelo Bairro do Recife e arredores. As peças contam com QR Codes que conectam o usuário ao Guia do Ciclista e às sugestões de 14 tours a pé. O manual digital incentiva a consciência no trânsito, reforçando as medidas necessárias para pedalar em segurança. Os materiais também podem ser acessados no Portal do Turismo do Recife (https://visit.recife.br/). A Secretaria também irá promover uma edição especial do Olha Recife a pé, na quarta-feira (22), da Praça do Arsenal para o Forte do Brum.

SEMANA DE MOBILIDADE – A Semana de Mobilidade do Recife tem o objetivo de chamar a população para debater a segurança viária na cidade e conscientizar sobre boas práticas de respeito às leis de trânsito. Em 2021, o período trouxe programações voltadas para segurança viária em três eixos: engenharia, fiscalização e educação para o trânsito. As equipes realizaram ações educativas para incentivar o uso de bicicleta e o respeito aos ciclistas, além de intervenções viárias que invertem a prioridade do trânsito, como ampliação de Faixa Azul e das rotas cicláveis, além de uma nova área de trânsito calmo.