NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 22.12.15 - 16h28

Prefeito acompanha evento de tecnologia da educação

img_alt

Alunos e professores da rede municipal se reuniram na manhã desta terça (22) em seminário de tecnologia da Prefeitura do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um grande evento que reafirma a importância da tecnologia na educação aconteceu na manhã desta terça-feira (22), reunindo alunos e professores da rede municipal de ensino do Recife. Iniciada ontem, a Mostra Humanoide Recife, que aconteceu em paralelo com  o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação (Semente), ocorreu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, e contou com a presença do Prefeito Geraldo Julio, que prestigiou os trabalhos expostos e apresentações realizadas durante o evento.

"Muito interessante ver várias experiências ligadas à robótica e a esse mundo digital dos nossos jovens, da nossa escola. A escola municipal está cada vez mais integrada a este mundo digital, a este mundo do futuro. Temos a escola do futuro no Recife, levando robótica, softwares, conhecimento digital, tablets, a utilização de aplicativos, tudo que melhora a educação e a qualidade de vida das pessoas", declarou o prefeito Geraldo Julio.

O evento contou com uma programação diversa, com palestras, minicursos, oficinas e mesa redonda sobre temas relacionados à tecnologia na educação, robótica, animação digital e empreendedorismo. São esperados cerca de 500 participantes por dia, entre alunos e professores da rede municipal, além de estudantes de escolas estaduais e privadas, que começaram a expor seus trabalhos de robótica nesta segunda e que seguem na exposição até esta quarta (23), último dia da mostra.

Segundo o secretário-executivo de tecnologia da educação do Recife, Francisco Luís dos Santos, a mostra e o seminário servem para preparar os jovens do Recife para o futuro. "Nesse três dias os participantes estão podendo não só aprender, mas também mostrar o que fazem e trabalhar em novos projetos. Este é um evento que prepara o estudante para o futuro do Recife, como já estamos fazendo na rede municipal, incentivando, implantando e executando uma educação que tem como base a inclusão digital", pontuou.

Uma das apresentações do evento deixou os participantes e  público encantados. Os alunos da Escola Municipal Divino Espírito Santo, localizada na Caxangá, tocaram uma música de tema natalino com instrumentos digitais, utilizando o aplicativo Walk Band. Para Bruna Carolina das Neves, aluna da Escola Municipal Mario Melo, que conferiu a apresentação, o evento foi uma rica oportunidade de troca: "Aqui estamos aprendendo e vendo coisas mágicas. Estou muito feliz de estar participando e tendo essa chance de compartilhar conhecimentos e experiências, aprendendo e me divertindo. A apresentação foi linda!".