NOTÍCIAS

Cultura | 23.01.14 - 18h14

Conselho Municipal da Mulher planeja as ações para 2014

[caption id="attachment_43024" align="alignleft" width="680"] Saúde da mulher, trabalho, renda, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher serão alguns dos assuntos discutidos pelo conselho. (Foto: Irandi Souza/PCR )[/caption]

O Conselho da Mulher do Recife reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (23) para definir as ações do controle social da política municipal de gênero. As ações e atividades estão baseadas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) da Secretaria da Mulher. As conselheiras  vão discutir eixos temáticos como saúde da mulher, trabalho e renda e a prevenção e  enfrentamento da violência contra a mulher. O encontro acontece na sede do Centro Municipal de Saúde, no bairro de Santo Amaro, e segue até amanhã.

A secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, coordenou a reunião que contou com a participação do consultor Fernando Silva que fez uma contextualização sobre os desafios atuais para a participação democrática e  o controle social. “Precisamos fortalecer o Conselho em sua missão de elaboração,deliberação e fiscalização das políticas públicas voltadas para as mulheres. Esperamos que a partir  desse planejamento o Conselho possa contribuir com mais efetividade da construção da política de gênero em nossa cidade”, disse a secretária.

Em sua fala, Fernando Silva enfatizou os conceitos de políticas públicas e os desafios do controle social na atualidade. “É preciso a compreensão de que as deliberações e resoluções desse Conselho sejam respeitadas e que se tornem políticas públicas. Além do mais, que as representações  da gestão, trabalhadoras e sociedade civil estejam comprometidas com os direitos das  mulheres do Recife”, ressaltou. 

Rosângela Santos, que participa da coordenação do Conselho, afirmou que a Secretaria da Mulher tem realizado  capacitações com as conselheiras e mantém  um permanente  diálogo com todas. “A participação democrática no governo Geraldo Julio fortalece o papel do Conselho. Há uma relação de respeito politico  muito grande conosco. Fizemos capacitações, participamos de discussões importantes e em 2014 o Conselho estará mais firme para realizar suas ações de fiscalização e controle social ”, finalizou.