NOTÍCIAS

Cultura | 23.01.14 - 14h39

Prefeitura nomeia mais 123 professores para início do ano letivo

[caption id="attachment_42989" align="alignleft" width="680"] Corpo docente é o elemento fundamental para oferecer um futuro melhor para nossas crianças, destacou o prefeito. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife alcançou nesta quinta-feira (23) a marca de 514 professores nomeados com apenas um ano e 20 dias da gestão do prefeito Geraldo Julio. Em cerimônia realizada no Auditório Capiba, na sede da PCR, foi assinada a portaria de nomeação dos primeiros 123 docentes convocados em 2014, que se juntam aos 391 chamados no ano passado. Os novos educadores da rede municipal já começam a trabalhar no dia 5 de fevereiro, data de início do ano letivo nas escolas e creches da cidade.

Motivar os professores e prepará-los para usar as novas tecnologias em sala de aula estão entre as prioridades da Prefeitura do Recife para a Educação em 2014. Os 104 professores categoria 1 (educação infantil e 1º a 5º ano do ensino fundamental) e os 19 da categoria 2 (disciplinas de 6º a 9º ano) que foram nomeados nesta quinta-feira também receberão formação para tirar o melhor proveito dos equipamentos tecnológicos da rede municipal de ensino. Este ano, os estudantes do 5º ano e dos anos finais do ensino fundamental terão aulas incrementadas com o uso de tablets com conteúdo pedagógico.

Além disso, o prefeito assegurou que a PCR continuará a investir na requalificação da infraestrutura das escolas e creches, a fim de oferecer melhores condições de trabalho para o corpo docente. "Estamos recuperando e construindo escolas e comprando novos equipamentos, mas o corpo docente é o elemento fundamental para oferecer um futuro melhor para nossas crianças. Os novos professores podem esperar uma gestão que tem a educação como prioridade, para oferecer um futuro diferente a nossas crianças", afirmou Geraldo Julio.



Dos 19 professores que ensinarão disciplinas do ensino fundamental II e foram nomeados nesta quinta, oito são de língua portuguesa, três de ciências, três de geografia, três de língua inglesa, um de artes e um de história. Por outro lado, cada um dos 104 nomeados para lecionar na educação infantil e no ensino fundamental I ficará responsável por uma única turma durante todo o ano. A professora Nídia Azevedo, 27 anos, deseja dedicar-se a ensinar as crianças a ler e escrever com competência. "Quero contribuir para melhorar os índices de alfabetização e corresponder às expectativas", ressaltou.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, espera que os novos profissionais entusiasmem-se com a filosofia de ensino que a PCR está implantando na rede municipal. "Este ano de 2014 está recheado de projetos que vão instigar os professores e estimular os alunos, principalmente na área de tecnologia, desde os primeiros anos da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA)", adiantou. Os dois concursos públicos para professor em vigor na PCR valem até janeiro de 2015 (categoria 2) e fevereiro de 2016 (categoria 1). Até esses prazos, novas convocações podem ser feitas, de acordo com as necessidades da Secretaria de Educação.