NOTÍCIAS

| 23.01.14 - 16h57

Vigilância Sanitária faz ação de fiscalização na Orla de Boa Viagem

[caption id="attachment_42996" align="alignleft" width="680"] Barraqueiros foram convidados a participar de qualificação sobre manipulação de alimentos. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

A venda de produtos irregulares, a manipulação de alimentos e a higiene dos barraqueiros da praia de Boa Viagem foram alvo de fiscalização da Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Vigilância Sanitária, nesta quinta-feira, dia 23. A partir das 8h30, doze inspetores sanitários verificaram todas as barracas localizadas nos trechos C e D da orla, a fim de avaliar se as condições higiênico-sanitárias do local atendem as normas legais. As equipes aproveitaram a ocasião para prestar orientações aos comerciantes quanto à oferta de alimentos seguros para a população.

O trabalho dá continuidade ao projeto de Reordenamento do Comércio Informal na Orla de Boa Viagem, promovido em parceria com a Secretaria Executiva de Controle Urbano. O trecho fiscalizado, que vai da Rua Henrique Capitulino até a Rua Antônio Falcão, contém 192 comerciantes cadastrados.

“Foi um dia muito tranqüilo. Não encontramos nenhuma irregularidade, apenas a venda de bebidas em lata. Então, focamos nos aspectos de higiene, como a manipulação de alimentos, proteção de cabelos e criação de uniformes dos próprios barraqueiros”, explicou a chefe do Setor de Controle de Alimentos e Produtos da Vigilância Sanitária do Recife, Geise Belo.
De acordo com a Vigilância Sanitária, não é permitida a venda de produtos de origem caseira, como picolés, espetinhos, sucos e até gelo. A orientação é que os alimentos vendidos devem ser trazidos já prontos, acondicionados em temperatura adequada e em condições de higiene. “Aproveitamos a ocasião para convidar os barraqueiros a participar do curso de capacitação promovido pela Vigilância Sanitária. No curso, eles vão ser instruídos sobre como manipular os alimentos, qual é a vestimenta adequada para o trabalho, entre outras informações”, afirmou Geise.

A expectativa, diz ela, é que a qualificação possa contribuir para regularização do comércio de alimentos na praia. “Assim podemos reduzir a ocorrência de várias doenças, em especial as que transmitidas por alimentos (DTA), bem como, auxiliar no reordenamento da orla de Boa Viagem”, comentou.

O curso acontece entre os dias 27 e 29 próximos, na Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, situada à Rua Jean Emile Favre n° 422, na Imbiribeira, das 14h às 17h. A estimativa é que os 622 comerciantes que trabalham na praia de Boa Viagem sejam capacitados até o fim deste ano.

Comerciante das areias da Praia de Boa Viagem há mais de dez anos, Ronaldo José da Silva, de 35 anos, avalia a ação da Secretaria de Saúde do Recife como positiva. “É muito importante isso que a Prefeitura está fazendo. A praia é um espaço de todos. Tem que ter organização, senão as pessoas não vêm”, destacou. Ronaldo José da Silva confirmou que estará presente no curso. “Assim eu posso melhorar o meu serviço a cada dia. Se eu atendo bem um cliente, ele volta”, ressaltou.

A ação continua nesta sexta-feira, dia 24, no mesmo trecho. O objetivo é dar continuidade ao controle sanitário da venda de alimentos na praia, bem como ampliar o contingente de comerciantes no curso de qualificação.

COPA
A Vigilância Sanitária deve intensificar a fiscalização na orla do Recife durante o período da Copa do Mundo. Nesse período, segundo Geise Belo, as praias do Recife contarão com um número bem maior de banhistas e turistas, o que pode aumentar o número de irregularidades e, consequentemente, os riscos de contaminação.

SUS
A Vigilância Sanitária do Recife faz parte do Serviço Único de Saúde (SUS). O trabalho do órgão é proporcionar prevenção e promoção da saúde dos cidadãos.