Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 23.01.18 - 13h14

Recife ganha portal com atrativos, roteiros e serviços para turistas e moradores

O site visit.recife.br traz uma visão completa da capital pernambucana e funciona como uma ferramenta de divulgação do destino Recife.

 

Seguindo uma tendência mundial, o Recife agora conta com um site voltado para o turismo, que reúne atrativos, passeios, serviços, informações da cidade e de eventos. Nesta terça-feira (23), às 18h30, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), lança o portal visit.recife.br e o projeto Viva Recife 365 dias, no edifício Apolo 235, no Bairro do Recife. 
A página eletrônica traz uma visão completa da capital pernambucana e funciona como uma ferramenta de divulgação do destino Recife.

Com um layout de fácil navegação, o website apresenta um menu com as alternativas de “O que fazer”, “Onde ficar”, “Onde comer”, “Como chegar”, “Informações”, “Acontece” e “Eventos”. Ele segue um padrão que começa a ser adotado internacionalmente, tanto na forma de expor as principais informações turísticas, como no uso do endereço eletrônico visit.nomedacidade. A mesma linha já é seguida por cidades, como Lisboa (Portugal), Rio de Janeiro (RJ) e a cidade do México. 

Na seção “O que fazer”, turistas e moradores encontram várias opções para não ficar parado e fazer um mergulho na cultura local. Ali, eles podem acessar o link “Roteiros” e conhecer oito alternativas de passeios, que contemplam os bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Boa Viagem, entre outros. Já no link “Atrativos”, são expostos 45 pontos turísticos, com texto, imagens e localização. As atrações aparecem divididas em nove categorias: Museus, Igrejas, Teatros, Pontes, Mercados, Parques e Praças, Praias, Monumentos Históricos, Artesanatos e compras. 

Ainda na área “O que fazer”, está a seção “Sinta o Recife”, que convida as pessoas a vivenciarem o município através das ações promovidas pela Seturel, como pedalar na ciclofaixa em domingos e feriados, participar do Recife Antigo de Coração, do Recife Mais Cultura, do Olha! Recife, visitar pontos da cidade que receberam intervenções do Colorindo o Recife, ou ir às igrejas beneficiadas pelo Projeto Recife Sagrado. A mesma aba abriga o projeto “Viva Recife 365 dias”.

No site, os internautas também têm acesso a informações sobre hospedagem e gastronomia. Em “Onde ficar”, são divulgadas 24 opções de hotéis e pousadas, com fotos e dados fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), sobre a estrutura, serviços, localização e contato. Já no link “Onde Comer”, estão as indicações de bares, pizzarias, creperias, restaurantes, cafeterias e delicatessens. Cada empreendimento é apresentado de forma individual, com uma resenha sobre o espaço, imagens do ambiente e de pratos do estabelecimento. Em alguns casos, é possível saber o custo médio das iguarias. O trabalho contou com a curadoria da Revista Engenho.

Para facilitar a circulação pela cidade, na área “Como chegar”, existe um mapa da cidade com a possibilidade de traçar roteiros para se chegar a um destino dentro do Recife. Basta escrever onde está e para onde deseja ir na área indicada que a página eletrônica mostra a melhor rota. Já em “Informações”, o público vai achar dados essenciais sobre documentação, clima, fornecimento de energia elétrica, telefones úteis, serviços de saúde, segurança e telefonia.  

Tanto os moradores quanto os viajantes ainda podem ficar por dentro de programação cultural. A aba “Acontece” traz a agenda de shows, espetáculos e palestras, que será atualizada semanalmente pela equipe da Seturel e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR). Além disso, em “Eventos”, é possível conhecer mais os encantos das principais festas do município: Carnaval, Aniversário da Cidade, São João e o Ciclo Natalino. 

Viva Recife 365 dias – Dentro do site, o projeto Viva Recife 365 dias ficará na área “O que fazer”. Ele traz uma série de roteiros alternativos que apresentam a cidade de um ponto de vista diferente dos passeios tradicionais. Os programas foram baseados em sugestões dos próprios recifenses, que compartilharam suas experiências com a cidade, a exemplo daquela vista com pôr do sol, uma música boa num cantinho especial, comidas que evocam sentimentos, ou um piquenique ao lado de um velho baobá. São tantas opções que foi preenchido o calendário do ano inteiro, com uma indicação por dia. Uma mostra de que em Recife não falta criatividade, inovação, história e tradição.