Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 23.02.18 - 21h15

Prefeitura do Recife apresenta diagnóstico da juventude na Fundação Joaquim Nabuco

img_alt

Resultado parcial do "Diagnóstico da Condição Juvenil" do Recife já aponta caminhos para políticas públicas voltadas a esta população(Foto: Paulo Fernando/Cortesia)

 

A Prefeitura do Recife apresentou, nessa quinta-feira (22), na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte, o resultado parcial do “Diagnóstico da Condição Juvenil” da cidade que está sendo elaborado pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife, que é ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. A palestra ministrada pela secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, junto com o pesquisador Marcílio Brandão fez parte da programação do workshop “Transparência nas Políticas Públicas”, que está sendo promovido, até sexta-feira (23), pela Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundaj (EIPP), em parceria com o grupo de pesquisa em Métodos Quantitativos do Departamento de Ciência Política daUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE),

De acordo com Camila Barros, o diagnóstico que está sendo elaborado pela Prefeitura está utilizando dados públicos já existentes, a exemplo das pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de levantamentos colhidos pelo próprio município nos mais diversos bairros e comunidades recifenses. “Estamos na etapa de produção de mapas e indicadores sociais que nos ajudem a entender as diversas condições de vida dos nossos adolescentes e jovens. De posse desses dados, a gestão municipal vai poder direcionar as ações juvenis aos locais com os maiores problemas e dificuldades enfrentados pelos jovens”, explicou. 

Um dos organizadores do workshop, Caio Malaquias, do grupo de pesquisa da UFPE, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um evento piloto da nossa parceria com a Fundaj. Nosso objetivo, nesses dois dias, é juntar os conhecimentos acadêmicos com a experiência prática das políticas públicas desenvolvidas no Estado voltadas paras as mais diversas áreas, como saúde, educação, segurança e mobilidade”, ressaltou.  

Débora Lira, representante da Fundaj na organização do evento, lembrou que a Escola de Inovação e Políticas Públicas é uma entidade recente, criada no segundo semestre de 2017. “Acho que esse workshop já é sucesso, pois está levando os participantes a conhecerem experiências diversas de políticas públicas, o que pode levar a futuras parcerias. Outro ponto importante é colocar frente a frente os que produzem essas políticas públicas e os que têm direito a recebê-las”, frisou Débora. 

Além do diagnóstico juvenil apresentado pela secretária-executiva de Juventude do Recife, outros temas importantes estão sendo debatidos nos dois dias do evento, a exemplo da Transparência na Educação, Lei de Acesso à Informação do Ministério Público, Realidade das Condições Carcerárias Brasileiras e Fortalecimento Institucional dos Municípios.