NOTÍCIAS

Cultura | 23.03.13 - 18h29

Simulado de Preparação para Desastres foi realizado neste sábado (23/03), no Ibura

Cerca de 300 pessoas participaram do simulado, que ocorreu na Rua Professor Mário Neves Batista (Foto: Irandi Souza / PCR) Cerca de 300 pessoas participaram do simulado, que ocorreu na Rua Professor Mário Neves Batista (Foto: Irandi Souza / PCR)

A comunidade de UR-4/Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, serviu de cenário para o Simulado de Preparação para Desastres, que a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife promoveu na manhã deste sábado (23). A ação foi realizada em parceria com o Governo do Estado, municípios e o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional.

Cerca de 300 pessoas participaram do simulado, que ocorreu na Rua Professor Mário Neves Batista, e teve como objetivo capacitar técnicos e gestores em Defesa Civil para atuar preventivamente em situações de risco, além de treinar a população, com orientações para que cada morador de área de risco se torne responsável pela autodefesa.

O secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, Adalberto Ferreira, agradeceu a participação dos moradores e ressaltou a relevância da operação. “Ações como essa são importantes no contexto da educação, porque informam as pessoas sobre as práticas seguras que elas devem ter para se proteger, além de servir como capacitação para os membros da Defesa Civil”, disse. Para o líder comunitário Reginaldo Nascimento, que vive na UR-4 há 25 anos, a iniciativa foi uma ótima oportunidade de mostrar a população como é possível se prevenir em situações de risco.

Os moradores foram alertados através de apitos e mensagens de celular pelos agentes da Defesa Civil do Recife e dos 24 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata de Pernambuco que também participaram da ação. Foi preparada uma rota de fuga para a evacuação das pessoas, que foram encaminhadas para um local fora de perigo e acompanharam um exercício de remoção de vítimas com a participação de voluntários.

O exercício foi a culminância da oficina de Preparação e Simulação de Desastres, realizada durante a última semana, simultaneamente, em nove Estados do Nordeste. (Foto: Irandi Souza / PCR) O exercício foi a culminância da oficina de Preparação e Simulação de Desastres, realizada durante a última semana, simultaneamente, em nove Estados do Nordeste. (Foto: Irandi Souza / PCR)

De forma integrada, também foram realizadas atividades de cortes de árvores, instalação de lonas plásticas e aplicação de gel nas áreas de encostas. Durante a operação, profissionais da Emlurb, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Dircon, Polícia Militar, Samu e CTTU também estiveram atuando no local.

O exercício foi a culminância da oficina de Preparação e Simulação de Desastres, realizada durante a última semana, simultaneamente, em nove Estados do Nordeste. Recife foi um dos municípios escolhidos na região para receber a atividade por ser considerado referência no enfrentamento às situações de risco.