NOTÍCIAS

| 23.03.13 - 14h51

UPA-E do Ibura realizará 45 mil consultas e 102 mil exames por mês

“O projeto da UPA Especialidade veio do diálogo com o povo, de a gente escutar as lideranças, a população." (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) “O projeto da UPA Especialidade veio do diálogo com o povo, de a gente escutar as lideranças, a população." (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

A população que mora no Distrito Sanitário VI do Recife ganhará uma unidade de saúde moderna, com 130 médicos e outros profissionais da área em 13 especialidades, além de um centro de atendimento ao idoso e um ginásio de fisioterapia. A primeira UPA Especialidade da cidade começará a ser construída pela Prefeitura já no segundo semestre de 2013. Na manhã deste sábado (23), o prefeito Geraldo Julio anunciou o terreno de 4.462 m² localizado na Avenida Dois Rios, nas proximidades do Sesi, onde a unidade será erguida. A UPA-E do Ibura realizará 45 mil consultas e 102 mil exames e diagnósticos por mês, diminuindo o prazo de marcação de consultas.

O prefeito explicou que a UPA-E foi idealizada para oferecer aos recifenses médicos especialistas e a realização de exames em um único equipamento. “O projeto da UPA Especialidade veio do diálogo com o povo, de a gente escutar as lideranças, a população. Foi o sentimento do povo que fez a gente trazer essa proposta para o Ibura e botar aqui cardiologista, pediatra, neurologista, entre outros”, destacou Geraldo Julio. A intervenção (construção do prédio e compra de equipamentos) está orçada em R$ 16 milhões, com recursos da própria PCR e do Governo Federal.

O bairro do Ibura foi escolhido para receber a primeira UPA-E por ser um dos mais populosos do Distrito Sanitário VI, região da qual também fazem parte Boa Viagem, Brasília Teimosa, Pina, Imbiribeira, Ipsep, Cohab e Jordão. Trata-se de uma área com grande extensão territorial e necessidade de acesso às especialidades que serão oferecidas na unidade de saúde. Atualmente, existem 227.610 pessoas cadastradas junto às 82 equipes de saúde da família que atuam na região.

“Quero dizer a vocês que o Ibura e o Jordão estão na nossa prioridade”, cravou Geraldo Julio, ressaltando que já entrou em contato com os bancos Bradesco, do Brasil e Caixa Econômica solicitando a abertura de agências nos bairros; fato que dará aos moradores dessas localidades opções de serviços mais próximas às suas casas.





Outras cinco UPAS Especialidades serão entregues aos recifenses até o fim da atual gestão. Cada um desses centros médicos vai oferecer consultas e exames em 13 especialidades (cardiologia, endocrinologia, neurologia, pediatria, dermatologia, nutrição e fonoaudiologia, entre outras), além de um ginásio de fisioterapia.

REDE - A UPA Especialidade do Ibura fará parte de uma rede de outros equipamentos de saúde que serão construídos pela Prefeitura para melhorar a prestação do serviço aos recifenses, a exemplo do primeiro Hospital da Mulher da cidade, que funcionará no Curado, próximo à Ceasa, com capacidade para realizar 400 partos e cerca de 250 cirurgias por mês. Já as Upinhas vão oferecer atendimento 24h para casos ambulatoriais e emergências menos graves. As primeiras quatro Upinhas 24h de um total de 20 serão construídas no Córrego do Jenipapo, Morro da Conceição, Fundão e Bomba do Hemetério.