NOTÍCIAS

Infraestrutura | 23.03.18 - 11h04

Destinação correta de lixo é tema de ação socioambiental da PCR na Vila Sonho Encantado, no bairro de Água Fria

img_alt

O trabalho desenvolvido pela Emlurb, contou com a parceria de estudantes da Escola Poeta Solano Trindade (Foto: Cortesia)

 

Nesta semana, a Prefeitura do Recife concluiu mais uma intervenção para acabar com pontos críticos de descarte irregular de lixo na cidade. Desta vez, o projeto Meu Bairro Eu Também Limpo, que é realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlub), foi desenvolvido na Rua Manoel Silva e no Conjunto Residencial Vila Sonho Encantado, no bairro de Água fria, Zona Norte da capital.

O trabalho de sensibilização socioambiental teve início a partir da demanda de moradores que queriam acabar com um ponto crítico, situado em frente à Escola Municipal Poeta Solano Trindade. Apesar da regularidade do serviço de coleta na rua, muito lixo e entulho eram descartados de forma indevida por parte da própria vizinhança. As intervenções para resolver o problema foram desenvolvidas pelos técnicos da assessoria socioambiental da Emlurb (ASA), mas todo o trabalho teve a parceria fundamental dos alunos e professores da escola, principal prejudicada pelo lixo que era descartado em seu muro.

No dia 19 de março, agentes da ASA e alunos da escola percorreram a Vila Sonho Encantado distribuindo material informativo contendo explicações sobre o funcionamento da coleta e alertando os moradores sobre a importância da destinação correta do lixo para a saúde e bem estar de todos. A ação também teve a participação de agentes da Secretaria Municipal de Saúde que realizaram o trabalho de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Após limpar e remover os entulhos que existiam no ponto crítico da Rua Manoel Silva, a Emlurb, junto com os alunos da Escola Poeta Solano Trindade, plantou mudas de árvores e grafitou o muro da escola. O ato simbolizou a transformação do espaço que durante muito tempo foi usado como ponto de descarte irregular de lixo.

Finalmente, depois da intervenção do Projeto Meu Bairro Eu Também Limpo, o lugar deixou de ser um transtorno e passou a ser um espaço atrativo para o convívio dos moradores e de estudantes como Júlio César, aluno do 5° ano. Ele participou da iniciativa e ficou feliz ao ver a transformação do espaço. “Foi uma ótima experiência. Andamos pela rua, entregamos panfletos aos nossos vizinhos, falamos que não devemos poluir o lugar onde vivemos. Mas o que eu mais gostei foi de plantar uma árvore, porque isso ajuda o meio ambiente,” conta.

Para marcar o encerramento das atividades, nesta quinta-feira (22), a Emlurb proporcionou um dia diferente e bem mais animado para os alunos da Escola Municipal Poeta Solano Trindade. De forma lúdica, os profissionais da (ASA) desenvolveram uma série de jogos educativos para os alunos do 1° ao 5° ano. As brincadeiras continham lições sobre cidadania, meio ambiente, limpeza urbana, importância da separação de lixo e também sobre reaproveitamento de materiais recicláveis.