Prefeitura do Crato firma acordo para troca de dados com o Recife
Medida vai permitir o compartilhamento de sistemas, processos, práticas, produtos e metodologias entre os municípios.
O Crato, localizado no Ceará, entra na lista dos municípios que passam a trocar informações com a Prefeitura do Recife. Convênio assinado nesta sexta-feira (23) pelo controlador Geral do Recife, Rafael Figueiredo, e pelo controlador e ouvidor Geral da Prefeitura do Crato, Otoni Lima Bezerra, vai garantir aos dois municípios o compartilhamento de sistemas, processos, práticas, produtos e metodologias, bem como o planejamento e a execução de atividades conjuntas.
A medida não implicará transferência de recursos financeiros e ainda promete um fortalecimento e a interação entre os municípios para obter melhor eficácia, eficiência e efetividade dos controles internos. O prazo de vigência do acordo é de um ano, prorrogável pelo mesmo período até o limite máximo de cinco anos.
A Controladoria Geral do Município (CGM), recentemente, firmou parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), sendo a capital a primeira a ter acesso às informações da base de dados do Laboratório de Informações de Controle (Labcontas), ambiente virtual em que são disponibilizadas bases de dados da Administração Pública Federal.
A CGM também possui convênios com o intuito de compartilhamento de dados com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, Ministério do Trabalho e Emprego, Prefeitura de São Paulo, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Prefeitura de Jaboatão, Prefeitura do Cabo e Jucepe.
O controlador Rafael Figueiredo destaca que as parcerias firmadas entre a CGM e demais órgãos de controle estão aperfeiçoando cada vez mais a gestão pública, na otimização dos processos, no combate à corrupção e melhorando a qualidade do gasto.