Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 23.03.23 - 10h29

Prefeitura do Recife trabalha na qualificação profissional de mais de 1700 pessoas entre março e junho deste ano

img_alt

Prefeitura prevê a formação de 5 mil pessoas somente neste primeiro semestre. (Foto: Divulgação)


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, adquiriu 34 cursos profissionalizantes do Senac-PE em janeiro deste ano. Com esta aquisição a PCR pretende qualificar cerca de 1780 recifenses para o mercado de trabalho. Preparando assim a população para as diversas oportunidades de emprego e geração de renda que tem surgido na cidade.


Para suprir a demanda, a prefeitura liberou entre fevereiro e início de março duas etapas de inscrições com cerca de 380 vagas cada. A etapa final de inscrições conta com 630 já lançadas na plataforma GO Recife, cujas inscrições estarão disponíveis até o próximo dia 05 de abril.

Com carga horária variando entre 15 e 160 horas, os locais da qualificação acontecerão nas 17 escolas profissionalizantes do município e outros equipamentos da Prefeitura do Recife,  variando de acordo com a opção de curso escolhida.

Como se inscrever - Voltado exclusivamente para moradores do Recife, inscrições para os cursos do Qualifica Recife são realizadas exclusivamente na plataforma GO Recife, que podem ser realizadas no link https://gorecife.recife.pe.gov.br/go/qualificacao ou através do App gratuito Conecta Recife. Lá, o cidadão terá informações sobre em qual escola profissionalizante do município o curso será ministrado, além de idade e escolaridade mínima exigida para realização da qualificação.

Ao finalizar a inscrição, o candidato à vaga receberá uma mensagem já com a data para realizar a matrícula presencialmente na escola escolhida, assim como a relação de documentos necessários à matrícula.  

Parcerias - Alguns cursos ofertados pelo programa Qualifica Recife foram desenvolvidos em parceria com outras secretarias do município e tiveram vagas exclusivamente cedidas para elas, em um esforço mútuo para atender as demandas e necessidades de grupos específicos. Entre esses cursos está o de “Ferramentas de Marketing Digital", que teve algumas de suas vagas cedidas para articulação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas. A ideia é converter  a familiaridade da juventude recifense com o mundo digital em geração de renda.

Em parceria com a rede Compaz, a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional oferta os cursos “Básico de Maquiagem”, “Design de Sobrancelha”, “Alongamento de Cílios” e “Aplicação de Henna e Tinta nas Sobrancelhas”, aproveitando a estrutura e o potencial transformador e inclusivo do aparelho para ofertar cursos de forma mais direta para população carente que vive no entorno. 

Adynara Gonçalves, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, avalia a qualificação profissional como um passo importante na geração de renda. “Só neste primeiro semestre iremos disponibilizar mais de duas mil vagas em cursos profissionalizantes, frutos da parceria com o Senac-PE. O objetivo da PCR é tornar os recifenses cada vez mais preparados para todas as oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho em nossa cidade ou até mesmo começar a empreender”, ressalta.

Em dezembro de 2022 a Prefeitura do Recife realizou a entrega de certificados de qualificação profissional para 2 mil recifenses em evento organizado no Geraldão. Para este ano, a PCR trabalha para certificar 5 mil recifenses somente neste primeiro semestre.