NOTÍCIAS

Cultura | 23.04.12 - 09h13

Começa lotação de ADIs aprovados em concurso da PCR

Os 500 novos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil recém-aprovados em Concurso devem ficar atentos aos prazos para os processos de posse, lotação e formação

Por Marcos da Silva

Os 500 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) selecionados no Concurso Público para o preenchimento de vagas nas unidades educacionais da Prefeitura do Recife começam a ser lotados nas creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nesta segunda-feira (23). Os profissionais foram aprovados no último certame, realizado pela PCR em 8 de janeiro último com o objetivo de qualificar a Educação Infantil no Município com mão de obra especializada. Os novos servidores devem ficar atentos ao calendário de posse, lotação e formação oferecida pela Prefeitura do Recife.

A lotação, processo onde os profissionais escolhem onde trabalhar, de acordo com uma lista de endereços dos CMEIs e creches, apresentada pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), acontece na Gerência de Pessoal do Centro Administrativo Pedagógico (CAP), na Ilha do Leite, das 08h às 17h, até o dia 8 de maio. Nesta sexta-feira (21), a Secretaria iniciou a etapa de posse, que continua até a próxima sexta-feira (27), sempre das 08h às 17h, na Sala de Reuniões da Secretaria de Educação, no 4º andar do edifício-sede da Prefeitura (Cais do Apolo).

A abertura do concurso público faz parte do Programa Primeira Escola, criado em 2009 pela Prefeitura do Recife, com o objetivo de ampliar a Educação Infantil no Município, de acordo com a Lei de Diretrizes Básicas (LDB), e dar maior qualidade ao ensino, fato que se refletirá no apredizado das 14 mil crianças, de zero a cinco anos, atendidas em nossas creches e CMEIs”, ressalta a secretária de Educação, Esporte e Lazer em exercício, Irenice Bezerra.

Após a posse e lotação, os ADIs passam por uma qualificação inicial de oito horas no Centro de Formação de Professores Professor Paulo Freire, na Madalena. A qualificação, que começa no dia 4 de maio, se estenderá até o dia 11 e será dada por técnicos da Gerência de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Recife. Outras formações estão programadas para todo o Ano Letivo.

Os servidores vão trabalhar em uma das 65 unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, localizadas nas 6 Regiões Político-administrativas (RPAs) do Recife”, explica a gerente de Atendimento ao Servidor da Seel, Gicélia Lyra.

ADIs - Os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil terão a função de atuar junto às crianças nas diversas fases de Educação Infantil, auxiliando o professor no processo de ensino-aprendizagem e na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias. Os cuidados com a higiene, alimentação, repouso e bem estar das crianças também fazem parte das tarefas do ADI.

O profissional deverá realizar um trabalho em conjunto com o professor na construção de atitudes e valores significativos para o processo educativo das crianças, no planejamento de atividades pedagógicas próprias para cada grupo infantil e no processo de observação, registro das aprendizagens e desenvolvimento das crianças. Os auxiliares farão parte do dia a dia da escola, mantendo um diálogo constante entre a família e a unidade de ensino, pois será responsável pela recepção e entrega das crianças, acompanhando-as, também, junto aos professores e demais funcionários, em aulas-passeios programadas pelas Creches e CMEIs.

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer oferecerá, durante todo o ano, formação continuada para a categoria, assim como oferece para professores e gestores. A remuneração inicial do cargo de ADI é de R$ 695,35, para uma carga horária de 40 horas semanais.

Serviço:
Calendário de posse, lotação e formação

Posse
Sala de Reuniões da Seel, 4º andar
Avenida Cais do Apolo, 950, Bairro do Recife
De sexta (20) a sexta-feira (27)
Das 8h às 12h e das 13 às 17h

Lotação
Centro Administrativo Pedagógico (CAP)
Rua Frei Matias Tevez, S/N, Ilha do Leite
De segunda (23/04) a terça-feira (08/05)
Das 8h às 12h e das 13 às 17h

Formação
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299, Madalena
Das 8h às 12h e das 13 às 17h

ASSUNTOS: