NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 23.04.17 - 16h37

Eixo Cicloviário Camilo Simões conecta Recife e Olinda com 5,1 km de rotas cicláveis

img_alt

Prefeito Geraldo Julio e secretário de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, fizeram a entrega da primeira etapa que liga o Marco Zero à Fábrica Tacaruna, na manhã deste domingo (23) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A cidade do Recife ganhou neste domingo (23) mais uma opção para quem usa a bicicleta como meio de transporte ou lazer. O prefeito Geraldo Julio e o secretário de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, fizeram a entrega do Eixo Cicloviário Camilo Simões, que vai possibilitar um percurso permanente do Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fábrica Tacaruna.

"É uma obra importante e é também uma homenagem importante a Camilo, que foi nosso Secretário de Turismo no município, e que batalhou e dedicou sua vida a construir uma cidade melhor. Estamos com esta obra iniciando uma transformação no Recife, que precisa de mais espaço para o convívio com a bicicleta", declarou o prefeito Geraldo Julio.

A rota, que tem um percurso de 5,1 km, recebeu R$ 2,4 milhões de investimento com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e foi executada pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O Eixo Cicloviário compreende a Avenida Rio Branco, Ponte Maurício de Nassau, Av. Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Av. Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Av. Dr. Jaume da Fonte e Av. Governador Magalhães e deve atender cerca de 3,5 mil ciclistas diariamente para deslocamento. 

Para viabilizar a implantação deste primeiro trecho, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), eliminou 64 vagas de estacionamento do entorno da Praça da República, no bairro de Santo Antônio, dando lugar aos ciclistas. Além disso, foi implantado na pista local da Avenida Governador Agamenon Magalhães, entre a Rua Odorico Mendes e a Upinha Dia Tasso Bezerra, o sentido único de circulação e estacionamento regulamentado por horário, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A CTTU também foi responsável por validar a sinalização viária para a implantação da rota ciclável.

De acordo com o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, esta é uma iniciativa que, além de incentivar o uso da bicicleta, vai promover o cicloturismo. “Já tivemos vários avanços e ações no sentido de promover e incentivar o uso da bicicleta, o Estado tem dado grandes passos nisso de pensar uma cidade sustentável. Entregamos hoje essa primeira etapa, que garante um importante corredor entre áreas populosas da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife e o Centro. Temos certeza que isto vai fazer também o cicloturismo crescer quando tivermos todos os trechos completos”, destacou.

O projeto completo ainda compreende outros quatro trechos. São eles: da Fábrica Tacaruna até o Varadouro, em Olinda; do Varadouro até a ciclovia da PE-15; da ciclovia da PE-15 até a BR-101, na divisa entre Paulista e Abreu e Lima; e da BR-101 até Igarassu. Beneficiando os municípios de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu. A extensão do Eixo Cicloviário será de 33,8 km. 

Desde 2013, Prefeitura do Recife realizou a prospecção de 12 rotas cicláveis em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana (PDC/RMR). Dessas, sete já foram implantadas. São elas: Inácio Monteiro (2,4 quilômetros), Antônio Curado (3,2 quilômetros), Marquês de Abrantes (1,9 quilômetros), Arquiteto Luiz Nunes (3,5 quilômetros), Antônio Falcão (1,7 quilômetros), Ciclovia Via Mangue (4 quilômetros) e Ciclofaixa Jardim Beira Rio (0,85 quilômetros), além da Zona 30, área de compartilhamento entre modais, no Bairro do Recife. 

Atualmente existem cerca de 42 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade. As novas rotas, que somam 18 quilômetros, compõem a Rede Cicloviária Complementar, projetada para que exista uma conexão com as já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos. 

Homenageado- Formado em Publicidade e Propaganda, Camilo Simões integrou a equipe de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife desde 2013, primeiro ano da gestão de Geraldo Julio. Cheio de boas ideias e projetos para transformar o Recife num lugar melhor, de gente mais feliz e integrada com os espaços públicos, belezas e histórias da cidade, Camilo ocupou primeiro a Gerência Geral de Lazer e Eventos, tornou-se secretário executivo em seguida e pouco tempo depois assumiu o comando da pasta.

Integrou e depois comandou a equipe responsável por projetos que mudaram a cara da cidade e a rotina dos recifenses, como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o Lazer na Rua, as Academias Recife, o Recife Antigo de Coração e o Olha! Recife, que acabaram se tornando inovadores cartões-postais da cidade. E ainda articulou parcerias estratégicas com a iniciativa privada, que viabilizaram grandes melhorias para a cidade. A exemplo da requalificação da orla de Boa Viagem, que ganhou módulos de musculação, a mais completa pista de skate da cidade e muitas outras novidade

Hipismo - O prefeito Geraldo Julio também prestigiou, na manhã deste domingo (23), a II etapa do Circuito Guabi Norte/Nordeste de Hipismo, realizado no Recife. O evento é uma realização da Federação Equestre de Pernambuco (FEP) em parceria com aConfederação Brasileira de Hipismo (CBH) ePrefeitura do Recife. Na ocasião, o gestor municipal realizou a entrega de medalhas para os primeiros colocados das categorias Escola preliminar (60 e 80 cm), e ainda dos troféus para os primeiros colocados gerais de cada categoria. O prefeito ainda recebeu uma homenagem da Federação Equestre de Pernambuco pelo apoio à prática do esporte na cidade do Recife.