Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 23.04.18 - 15h39

Programa Hoje Menina, Amanhã Mulher inicia sua segunda etapa com aula-passeio no Rio Capibaribe

Nesta quarta-feira, cerca de 60 adolescentes terão oportunidade de construir novo olhar sobre a cidade e compartilhar suas impressões em oficinas de troca de experiências

 

Após intensa formação sociopolítica em gênero, cidadania e construção de identidade, o programa Hoje Menina, Amanhã Mulher chega à segunda etapa com aulas-passeio e atividades culturais. Na próxima quarta-feira (25), a partir das 14h, 36 meninas irão navegar pelas águas estuarinas dos rios Capibaribe, Beberibe e Pina, com a Escola Ambiental Águas do Capibaribe, um barco-escola que desperta novos olhares sobre a cidade, compreendendo seus contextos e aspectos socioambientais. A saída do barco é no Marco Zero. O objetivo da atividade é que as participantes ampliem seus conhecimentos, tenham novas perspectivas sobre o local em que residem e dialoguem sobre direito à cidade. O Hoje Menina, Amanhã Mulher é uma ação desenvolvida pela Secretaria da Mulher do Recife em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Embaixada Americana e o Centro de Mulheres do Cabo.

Após a navegação, as adolescentes irão trocar suas experiências em uma oficina de socialização no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM), localizado no Bairro do Recife. As três turmas do projeto - Compaz Eduardo Campos, Compaz Ariano Suassuna e Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago- estarão juntas na atividade para o fomento de articulações em rede, garantia de espaços e participação política nas comunidades em que residem.

Nesta segunda etapa, as meninas consolidam todo o conhecimento que acumularam durante as sete oficinas sobre empoderamento e feminismo. Em junho, o Plano municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher será apresentado para as três turmas contribuírem com o documento e debaterem suas impressões e expectativas. Além disto, o grupo também participa da construção da perspectiva de gênero nas diretrizes urbanas do Recife.

Hoje menina, Amanhã Mulher - Cerca de 60 meninas de 13 a 18 anos participam do projeto nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, Eduardo Campos e no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago. O projeto teve início em 2017, com sete oficinas de empoderamento, reforço da cidadania e construção de identidade. As estudantes foram escolhidas através de uma busca ativa nas comunidades para selecionar as garotas que tinham perfis de liderança. O objetivo é que as participantes tornem-se multiplicadoras de cidadania em suas comunidades. A iniciativa é uma realização da prefeitura do Recife com o UNICEF e a Embaixada Americana, e conta com a parceria técnica do Centro de Mulheres do Cabo. O Hoje Menina, Amanhã Mulher começou na cidade de Salvador e hoje acontece também em Belém e Recife, no âmbito da iniciativa Plataforma dos Centros Urbanos 2017-2020, iniciativa do UNICEF em cooperação com governos e outros parceiros para garantir os direitos de cada criança e cada adolescente, especialmente os mais afetados pelas desigualdades existentes dentro dos municípios

Escola Ambiental Águas do Capibaribe - A Secretaria de Educação do Recife é pioneira na formulação e implementação da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, um barco-escola que há mais de 14 anos inovou ao ser uma unidade de ensino flutuante na capital pernambucana. O foco dessa unidade escolar é a educação ambiental vivenciada, sendo realizadas diariamente duas excursões pedagógicas no período letivo; uma pela manhã e outra a tarde, com o quantitativo de 45 pessoas por turno. Desde sua inauguração ela já atendeu aproximadamente 142 mil pessoas. As aulas-passeio são ministradas por uma equipe de professores, da Rede Municipal de Ensino, que também foram habilitados pela Marinha do Brasil. Em seu deslocamento o barco-escola tem seu percurso previsto através das águas estuarinas dos rios Capibaribe, Beberibe e Pina, contextualizando e contemplando aspectos socioambientais de nossa cidade.

 

Serviço:

O quê: Aula-passeio pelo Rio Capibaribe do projeto Hoje Menina, Amanhã Mulher

Quando: Dia 25/abril (quarta-feira), às 14h

Onde: Marco Zero, Recife (PE)