NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.13 - 15h52

Prefeito destaca o “Recife do futuro” em Conferência da Unale

[caption id="attachment_34427" align="alignnone" width="680"] Geraldo: "No mundo moderno, as cidades mais inovadoras e sustentáveis é que vão se destacar". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Planejar o Recife do futuro de forma conjunta com a população é o mote do projeto “Recife 500 anos”, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura da capital pernambucana. O tema foi detalhado, nesta quinta-feira (23), pelo prefeito Geraldo Julio em palestra na 17º Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que reúne parlamentares de todo o Brasil e do exterior. O evento segue até amanhã (24) e está sendo realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções.

Geraldo Julio destacou “O Recife que queremos para o futuro” - tema da sua palestra - como um espaço urbano organizado, com boa infraestrutura e a mobilidade eficiente. “Uma cidade com a economia moderna, portadora de um futuro que gere mais oportunidade, sem exclusão social. No mundo moderno, as cidades mais inovadoras e sustentáveis é que vão se destacar. E nós vamos fazer um planejamento de longo prazo justamente para isso”, argumentou.

O prefeito do Recife explicou que o projeto “Recife 500 anos” será construído a partir de um amplo debate com a população. “Será um plano dos recifenses para os recifenses”, reforçou Geraldo. A iniciativa está dividida em vários eixos com foco no Planejamento Urbano e Metropolitano; no direcionamento da economia da cidade para a prestação de serviços modernos, além da inclusão social e sustentabilidade. “Precisamos colocar as cidades brasileiras no cenário global, e, assim, gerar mais riquezas para o País”, defendeu.



A Conferência Nacional da Unale tem o objetivo de promover o debate sobre temas comuns das regiões e ampliar a área de conhecimento de várias autoridades.  Na manhã de hoje, centenas de parlamentares acompanharam a palestra do prefeito do Recife. Além de Geraldo, a jornalista Cristiana Lôbo também foi convidada para o evento e se encarregou de discursar sobre o tema “A economia globalizada e seus efeitos na política nacional”.

Na ocasião, Geraldo falou também da sua experiência enquanto secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco (2007-2010), período em que esteve à frente do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida (PPV) do Estado. Outro tema trazido pelo socialista foi o desenvolvimento alcançado por Pernambuco dentro do cenário do Nordeste brasileiro.

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchôa ressaltou a importância do evento e agradeceu a participação dos convidados. “As palestras foram muito produtivas. Os convidados trouxeram as suas experiências. Tivemos uma bonita aula e estamos muito honrados e satisfeitos”, disse. No final do evento, Uchôa entregou uma placa de agradecimento aos convidados pela participação.