NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.13 - 09h19

Projeto internacional da ONU-Habitat começa a ser implantado no Recife

O instituto Iclei vai detalhar os objetivos e a estrutura do projeto, além de explicar a metodologia a ser utilizada

Os primeiros passos para se implantar o projeto internacional de desenvolvimento sustentável da ONU-Habitat no Recife começam a ser dados. A Prefeitura se reúne, amanhã (23), às 9h, com representantes do instituto Iclei, responsáveis por desenvolver a ação no Brasil. A capital pernambucana é uma das duas cidades brasileiras escolhidas para ser modelo na iniciativa Urban Leds - “Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes”. A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, receberá a comitiva do Iclei em seu gabinete, na sede do órgão, no bairro da Encruzilhada.

De acordo com ela, nesta reunião, serão apresentados ao instituto estudos sobre alguns efeitos relacionados às mudanças climáticas na cidade, como o cenário de elevação do nível do mar e a formação de ilhas de calor. “Também vamos conhecer mais a fundo o Urban Leds. O Iclei deve demonstrar estratégias bem sucedidas e começar a nos auxiliar na escolha de medidas sustentáveis para o desenvolvimento urbano com baixa emissão de carbono. Acredito que, a partir de agora, iniciaremos a montagem de um plano operativo” disse Cida Pedrosa.

Ainda segundo a secretária, a delegação deve se encontrar com um grupo de trabalho da PCR, montado com a participação de vários órgãos. Afora a pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que coordena a ação, o grupo abarca profissionais do Instituto Pelópidas Silveira e das secretarias de Planejamento e Gestão; Infraestrutura e Serviços Urbanos; Assuntos Jurídicos; Mobilidade e Controle Urbano; Habitação; Desenvolvimento e Planejamento Urbano. “As questões ambientais abrangem diversas áreas da administração pública. Por isso, nos antecipamos em formar uma equipe diversificada, envolvendo órgãos cujas atividades refletem diretamente na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade”, explicou.

O Urban Leds tem o objetivo racionalizar o uso de recursos naturais e a diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Com uma expertise de 20 anos nesta área, O Iclei atuará como consultora na criação de metodologias, ferramentas e ações de mitigação aos efeitos causados pelas mudanças climáticas. Entre as atividades previstas, está a realização do inventário de carbono da cidade e a capacitação de funcionários e gestores públicos.

Além do Brasil, o projeto abrangerá cidades na Índia, Indonésia e África do Sul. Como integra uma iniciativa global, o Urban Leds ainda prevê a criação de um sistema de redes informação entre as cidades participantes para que sejam compartilhadas experiências, conhecimento técnico, tecnologias, inovação, pesquisa e financiamento. O intercâmbio envolverá não só os integrantes do projeto como as cidades parceiras europeias e de outros países emergentes, além do setor público e privado.

Seleção – Em cada um dos países participantes, foram escolhidos até oito municípios para receber a iniciativa, sendo dois com status de cidade-modelo (Recife e Fortaleza) e o restante com o de cidade-satélite (Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS, Rio de Janeiro-RJ, Sorocaba-SP, Betim-MG). No processo de seleção, o comitê avaliador do Iclei levou em conta questões referente ao perfil da cidade, crescimento urbano, quadro legal e, com maior peso no caso das cidades modelos, o potencial de resultados do projeto.