NOTÍCIAS

Cultura | 23.05.13 - 15h16

Recife Antigo de Coração agora terá Dançando na Rua

[caption id="attachment_34423" align="alignnone" width="680"] Programação diversificada de lazer, esporte e cultura será neste domingo, dia 26. (Fotos: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Enxergar o Bairro do Recife como um grande espaço público de lazer aberto para a população. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realiza uma série de ações para que a população possa aproveitar a área, resgatando o interesse em atividades lúdicas, esportivas e culturais. Neste domingo (26), acontece mais uma edição do “Recife Antigo de Coração”. A grande novidade é o projeto Dançando na Rua, que reúne casais de todas as idades para dançar, e também a exposição de fotos na Hidrotela, um painel de água para projeção de imagens.

O projeto Dançando na Rua foi sucesso na década de 90. Ao som da Orquestra do Maestro Lima Neto e da Spok Frevo Orquestra, os casais irão curtir a noite no espaço que será montado na Rua Vigário Tenório, das 16h às 22h. As orquestras ficarão no palco e os dançarinos usarão um tablado, com piso linóleo (especial para dança), no meio da rua.

Ao som da orquestra de Maestro Lima Neto, haverá apresentações de dança de salão (bolero, suingue, samba, salsa, merengue, tango), de dança esportiva, de um grupo de dança da melhor idade, dança do ventre, sapateado e balé clássico. Em seguida, entra a orquestra do maestro Spok para encerrar a noite com uma grande gafieira. Além dos monitores e professores de dança que vão se apresentar no tablado, uma equipe de 10 dançarinos, todos identificados com camisas do Dançando na Rua, estará no local para dançar com o público.

A exposição das fotos do concurso cultural “Eu Amo Recife”, prevista para a edição do mês passado e adiada por conta da chuva, está na programação deste domingo, no Marco Zero, a partir das 18h. A hidrotela, uma cascata de água de 7,5x12 metros, estará montada no Canal do Porto do Recife. Além das fotos divulgadas no Instagram do perfil @euamorecife, a hidrotela divulgará materiais educativos e imagens do Recife. Serão dois blocos de 20 minutos, totalizando 40 minutos de apresentação.

Como nas outras duas edições, o formato do projeto divide as atividades em três polos: infantil, cultural e esportivo. Na programação cultural, a partir do meio-dia, 20 artistas plásticos estarão na Avenida Barbosa Lima expondo suas obras e produzindo, na hora, pinturas em tela. Haverá também a exposição de artistas mirins, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), produzindo pinturas em camisas de malha. Sucesso na edição anterior, das 12h às 18h, continuará acontecendo a exposição de Carros Antigos. São quase 20 carros antigos de modelos e épocas diferentes.

Para a população entrar no clima junino, a banda de pífanos “Tradição de Caruaru” tem saída marcada às 15h, do Marco Zero. A partir das 16h, no mesmo local, haverá a apresentação de um trio de forró e também da quadrilha junina de Bonecos Gigantes.

Ainda no Marco Zero, para quem gosta de espetáculos teatrais, às 15h tem o teatro de rua “Exaltação da Negritude”, focado em situações da população negra em busca de sua ascensão social e cultural. Às 15h30, o grupo Reisado Imperial realiza uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa.

As crianças contarão com brincadeira o dia inteiro no Polo Infantil, das 8h às 12h e das 14h às 18h, que estará montado na Praça do Arsenal. O espaço contará com a exposição de álbuns de figurinhas antigos, teatro de fantoche, além de cama elástica, pula-pula, touro mecânico, piscina de bolinhas e um tobogã. O espaço terá recreadores monitorando as brincadeiras e animando o público.

Nas avenidas Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa, acontecerão as atividades esportivas, das 8h às 18h. A área terá rampa de skate disponibilizada pelo Geraldão, além da patinação artística com a equipe do Cuscuz dos Patins e de futebol. Além do aluguel de bike/patins, acontecerá também o Basquete de Rua, sucesso na edição do “Recife Antigo de Coração” do mês passado. É uma variante do basquete, própria para asfalto e apoiada pela Federação Pernambucana de Basketball.

Para proporcionar a abertura do bairro para a população, algumas ruas terão o acesso fechado para veículos. Estarão bloqueadas: Avenida Rio Branco, Rua da Guia, Rua Álvares Cabral, Avenida Marquês de Olinda, Rua Dona Maria César, Rua do Bom Jesus, Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Barbosa Lima, Rua Domingos José Martins, Praça do Arsenal da Marinha e Rua Vigário Tenório. O acesso ao bairro continua pela Ponte Giratória, Buarque de Macedo e a do Limoeiro, além da Avenida Cais de Apolo e Cais de Alfândega. A Rua do Observatório terá o fluxo controlado, com estacionamento específico para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Dessa forma, os motoristas poderão contar novamente com o estacionamento da Prefeitura do Recife. São disponibilizadas 620 vagas, além de quatro vans que vão realizar o translado de forma gratuita até as ruas onde acontecem as atrações de lazer. Por conta da Corrida da Adidas, que também acontece no bairro neste domingo, o serviço de estacionamento e vans começa a ser ofertado às 6h e segue até às 23h, uma hora após o encerramento das ações do “Recife Antigo de Coração”. É importante lembrar que a Feirinha do Bom Jesus e a do Prodarte continuam acontecendo normalmente no bairro, das 14h às 22h. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que converge no Marco Zero, também funciona normalmente, das 7h às 16h. Neste domingo, a Prefeitura do Recife dá continuidade à Pesquisa de Satisfação com os usuários do percurso.

PASSEIO – O projeto de Sensibilização Turística, que vem acontecendo aos sábados, será realizado especialmente neste domingo. O roteiro será o Circuito dos Poetas, com saída da Praça do Arsenal às 14hs. O passeio é realizado com guias de turismo credenciados em ônibus confortável, onde o Recifense terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre poetas que nasceram no Recife ou escolheram nossa cidade para morar, de Chico Science a Luiz Gonzaga, de Clarice Lispector a Mauro Mota.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:


POLO INFANTIL – Praça do Arsenal

Recreação: das 8h às 12h e das 14h às 18h, com brincadeiras de comando, pique e pega, brinquedoteca, além de área infantil com cama elástica, pula-pula, touro mecânico, piscina de Bolas, tobogã crocodilo.

Exposição de Álbuns de Figurinhas Antigos: das 8h às 12h e das 14h às 18h, com álbuns de Copas realizadas no Brasil, Amar é, Perna e Buco  e Capitão América.

Teatro de Fantoche: A Floresta Encantada das 15h30 às 16h30. Mistério de Bonecartes das 16h30 às 17h30.

 

POLO ESPORTIVO – Av. Marquês de Olinda e Av. Alfredo Lisboa

Aluguel de bicicletas, tricilos, quadriciclo, skates e patins: av. Marquês de Olinda - das 8h às 18h.

Basquete de Rua: av. Marquês de Olinda – 8h às 18h.

Rampa para skate: av. Alfredo Lisboa - das 8h às 18h.

Patinação: av. Marquês de Olinda - das 14h às 18h.

 

POLO CULTURAL – Marco Zero

Exposição de Artistas Plásticos: Av. Barbosa Lima - 12h às 18h. São 20 artistas que trarão exemplares de suas obras e produzirão pinturas em tela.

Exposição Artistas mirins da Funase: Av. Barbosa Lima - das 12hs às 18hs. São 10 artistas mirins, que produzirão pinturas em camisas de malha disponíveis para a comercialização.

Exposição de carros antigos: Av. Rio Branco - 12h às 18h. Exposição de 20 carros antigos de diversos modelos e épocas.

Passeio de Sensibilização Turística Circuito dos Poetas: saída da Praça do Arsenal às 14h. Passeio com guias de turismo credenciados em ônibus confortável.

Banda de Pífanos “Tradição de Caruaru”: saída do Marco Zero às 15h.

Teatro de rua “Exaltação a Negritude”: saída do Marco Zero às 15h. O espetáculo foca situações históricas do negro na busca da ascensão social e cultural, colocando pontos de reflexões sobre as condições da população negra hoje, em função do direito ao trabalho e educação de boa qualidade.

Reisado Imperial: saída do Marco Zero às 15h30. Dança Popular profano-religiosa, de origem Portuguesa.

Dançando na Rua: Rua Vigário Tenório - das 16h às 22h. Casais de todas as idades dividem o espaço com dançarinos profissionais.

Apresentação de trio de forró e Quadrilha Junina de Bonecos Gigantes: no Marco Zero das 16h às 18h. Os bonecos gigantes, que fazem a festa no Carnaval, dessa vez, dançam no ritmo do forró.
Hidrotela: no Canal do Porto do Recife, em frente ao Marco Zero - das 18h às 19h. Duas apresentações, de 20 minutos cada, de vídeos e imagens do Recife em fonte d’água, expondo fotos do concurso “Eu amo o Recife” ocorrido no Instagram e filmes com a mesma temática, além de material educativo sobre a cidadania.