NOTÍCIAS

| 23.05.14 - 18h11

Vigilância Sanitária: 10 toneladas de produtos alimentícios apreendidos em dois meses

Em 22 inspeções, 13 supermercados foram interditados totalmente

A lista de supermercados do Recife vistoriados pela Vigilância Sanitária (Visa), ligada à Secretaria Municipal de Saúde, tem aumentado nos últimos dois meses. As ações deram início em 18 de fevereiro em parceria do Ministério Público de PE, Procon-PE, Delegacia do Consumidor e Adagro. Carnes, pescados, embutidos e laticínios foram os principais produtos inutilizados, e contabilizam 10,687 toneladas. Juntos, os órgãos decidiram pela interdição total de 13 estabelecimentos.

Até esta sexta-feira (23), foram realizadas 22 vistorias. Outros quatro supermercados tiveram as atividades de algum setor suspensas, e outros cinco foram autuados e notificados. Todos os estabelecimentos devem pagar uma multa, à Visa, que varia de R$ 40 a R$ 400 mil.

Grande parte das inspeções é fruto de denúncias recebidas pela Vigilância Sanitária, através dos canais da Prefeitura do Recife ou da Ouvidoria da Saúde (0800 281 1520). Diariamente, chegam à Visa cerca de 100 reclamações, tanto de supermercados maiores quanto os de menor porte, conhecidos como “mercadinhos de bairro”. As principais irregularidades praticadas pelos estabelecimentos são a falta de higiene nas dependências das lojas; temperaturas inadequadas nas ilhas polares; produtos com prazo de validade vencido; depósitos sem condições adequadas e manipulação das carnes sem licença.

Para a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Adeilza Ferraz, as irregularidades não se limitam às prateleiras e gôndolas. “No geral, existe um total descaso dos donos de supermercados com a saúde da população. Temos feitos não só interdições e apreensões, mas estamos atentos também à saúde dos funcionários dos estabelecimentos, que, muitas vezes, enfrentam problemas de saúde pública, quando tomam água de cisternas ou dormem em alojamentos desumanos como temos encontrado”, pontuou.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a medida reflete a seriedade do trabalho realizado pela Visa. “Esta ação é só uma amostra do amplo trabalho feito pela nossa equipe da Vigilância, responsável por vistoriar não só os supermercados, mas outros 42 setores em toda a cidade”, afirmou.