Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 23.06.17 - 10h25

Prefeitura do Recife realiza primeira semana de prevenção às drogas

Durante a programação, será lançado o Sistema Mais Recife de Política sobre Drogas

 

Neste sábado (24) de São João, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, dará início à Semana de Prevenção às Drogas do Recife, com atividades até a sexta-feira (30), para diversos públicos da cidade. Durante o fim de semana, a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) lança a Campanha Influência do Bem através de uma música que será tocada nos polos de São João da cidade.

A programação acontece na semana marcada pelo Dia Internacional de Combate às Drogas, que é nesta segunda-feira (26). A Semana de Prevenção às Drogas contará com atividades distintas para profissionais da rede de saúde, assistência social e rede complementar; alunos e professores das escolas municipais; universitários e gestores brasileiros de políticas sobre drogas.

Os polos de São João do Recife serão animados, neste sábado e domingo (25), pela música da Campanha Influência do Bem, que fala da importância das pessoas serem referências para a prática do bem, abordando conceitos de prevenção em uma lógica de habilidades para a vida. O objetivo é trabalhar a prevenção às drogas incentivando o cidadão a adotar atitudes voltadas à transformação social.

Na terça-feira (27), acontecerá, no Teatro Guararapes, o I Congresso Internacional de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas, quando a Sepod Recife fará o lançamento do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, que é um conjunto integrado de programas para o desenvolvimento de políticas públicas sobre drogas específico para o município. A programação inclui palestras do rapper MV Bill; do representante do Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC), Rafael Franzini; do Diretor de Projetos, Planejamento e Articulação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Cloves Benevides, e outras referências na área de Prevenção, como o psiquiatra José Manoel Bertolote, que é coordenador do Centro Regional de Referência em Políticas sobre Drogas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) junto com a Senad.

Na quarta-feira (28), o projeto Caravana da Prevenção fará um show nas escolas Municipais para levar informações sobre autonomia e qualidade de vida. O projeto trabalha mobilizando o público através de atividades lúdicas na promoção de novas perspectivas sobre realização pessoal, estimulando a reflexão criativa sobre projetos de vida.

Já a quinta-feira (29) será marcada por duas atividades: a primeira será o lançamento do vídeo de prevenção às drogas para veiculação nos cinemas da cidade, às 9h, na Câmara Municipal do Recife. O vídeo que será exibido antes dos filmes tem como conceito "Drogas: se te domina, não é escolha", e defende a preservação da autonomia do indivíduo diante de comportamentos compulsivos. À tarde, a Prefeitura do Recife vai firmar uma parceria com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC) para trabalho de cooperação técnica na execução dos programas de prevenção elaborados pela Sepod.


Confira a programação completa da Semana de Prevenção às Drogas no Recife:

 

• Sábado (24/06) - Caravana da Prevenção nos Polos de São João com a campanha Influência do Bem.

• Domingo (25/06) - Caravana da Prevenção nos Polos de São João com a campanha Influência do Bem.

• Segunda-feira (26/06) - Participação do Programa Acolhe Vida Recife no 14º Mutirão Pela Vida na Assembleia Legislativa de Pernambuco, das 8h às 16h, e participação da Sepod no lançamento do relatório mundial da UNODC, às 14h30.

• Terça-feira (27/06) - I Congresso Internacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, das 8h às 17h.

• Quarta-feira (28/06) - Show de Prevenção em quatro escolas municipais, das 8h às 17h.

• Quinta-feira (29/06) – Lançamento do vídeo de prevenção para veiculação nos cinemas do Recife, às 9h, na Câmara Municipal do Recife, e assinatura da Parceria entre a Prefeitura do Recife a UNODC para prevenção ao uso de Drogas, às 15h, no edifício-sede Prefeitura.

• Sexta-feira (30/06) - Fórum de gestores brasileiros de políticas públicas sobre drogas.