Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 23.06.18 - 13h07

Prefeitura do Recife promove noite de muita festa para celebrar São João

img_alt

Preparar para o passeio na roça: a partir das 18h de hoje, 78 atrações se apresentam em vários arraiais montados por toda a cidade, convidando os recifenses a arrastar-pé para celebrar o santo do carneirinho (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Tradição das mais bonitas e características do Nordeste, a noite de São João será de muita festa na capital pernambucana, com balancê garantido por 78 atrações e muito forró por toda a cidade. Além do Sítio Trindade, principal arraial recifense, a programação preparada pela Prefeitura do Recife para celebrar o santo do carneirinho, presente no altar e no coração de todo nordestino, será oferecida em vários bairros.

No Sítio Trindade, a festa começa mais cedo, com atrações já a partir das 15h, para embalar o arrasta-pé dos pequenos matutos da capital. A programação infantil começa com a apresentação da Inclusão Cia de Dança e segue até as 18h, com Tio Bruninho e Fadas Magrinhas. 

A partir das 18h, a Sala de Reboco convida para o arrasta-pé com os trios Vinil e Egídio, além de Sevy Nascimento e outras atrações. No palco principal, quem comanda a principal noite de festa no Sítio Trindade é Maciel Salu, Ivan Ferraz, Liv Moraes e o homenageado do Ciclo Junino 2018, Geraldinho Lins.

No Palhoção das Quadrilhas, onde foram encerradas ontem as eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife, quem vai dançar na noite de hoje é o público, ao som de Banda Balaio de Cheiro, Israel Filho e Arina Costa.

O Pátio de São Pedro também vira arraial neste sábado de São João.  Entre 18h e 1h da manhã, vai ter Quadrilha Junina Sapeca, Ciranda Popular da Fortaleza, Família Salustiano e a Rabeca Encantada e Banda Cascabulho, entre outras atrações para matuto nenhum botar defeito. 

A festa também vai se espalhar feito pólvora hoje e amanhã, tomando conta dos Arraiais de Bairro montados pela Prefeitura do Recife no Barro, Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá e Totó. Na Vila Tamandaré, a festa começou ontem e acaba na noite de hoje. 

Em cada canto da cidade, não vai ter sanfoneiro cochilando, nem salão vazio, com atrações como Faringes da Paixão, Terezinha do Acordeon, Mestre Galo Preto, Caju e Castanha, Forró do Muído, Nádia Maia, Cezzinha, Nena Queiroga, Dudu do Acordeon, Coco dos Pretos, Azulão, Maciel Melo, Pecinho Amorim, Banda de Pau e Corda, Coco de Pareia, Ciranda Dengosa, Balé Popular do Recife, além de quadrilhas e muitas outras atrações que cada comunidade ajudou a escolher. Vai ser festa para todo lado, de se amostrar de tão boa. Confira a programação completa no site da Prefeitura do Recife:https://bit.ly/2tn1pX3.

Ontem – Ontem, a programação também foi caprichada na cidade. Teve Desfile das Bandeiras no fim da tarde, festa das boas no Sítio Trindade e também os preparativos para o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, tradição homenageada pelo Ciclo Junino 2018 promovido pela Prefeitura do Recife, além de muitos shows no Arraial de Bairro da Vila Tamandaré.

Promovido pela Prefeitura do Recife, o 25º Desfile das Bandeiras tomou conta das ruas do Centro, com 12 bandeiras de santos juninos carregadas por grupos culturais da cidade. A partir das 18h, blocos líricos, embalados pela tradicional música nordestina, desfilaram pelo centro da capital puxados pela quadrilha Trapiá Mirim. O cortejo espalhou forró e alegria em seu percurso, que seguiu desde a Rua Imperatriz, pela Ponte da Boa Vista, Rua Nova, Avenida Dantas Barreto, Rua Nossa Senhora até o Pátio de São Pedro. Na chegada ao Pátio, as bandeias foram recebidas com festa e shows do Boi de Mainha, Grupo Pernambucaneando, além do Coco Chinelo de Iaiá, entre outros.

Ainda na concentração, Nilsa Ângela, integrante do bloco lírico Cordas de Retalho, aguardava ansiosa sua estreia no Desfile das Bandeiras. "Adoro demais as festividades juninas. Conheci o grupo por uma amiga e vou participar desse desfile pela primeira vez.” Já Inez Fonseca, que participa há três anos do cortejo, junto com o bloco lírico O Bonde, aproveitava cada segundo para dançar e se divertir. "Esse grupo aqui é uma família, participar desses eventos vale muito a pena. Temos uma relação de amor e carinho pelo que fazemos.”

O Sítio Trindade recebeu 10 atrações na noite de ontem, no palco principal e na Sala de Reboco, como Beto Hortis, Walmir Chagas, Cristina Amaral e Silvério Pessoa, entre outras. 

No Pavilhão das Quadrilhas, acabaram ontem, depois de oito dias de apresentações, as eliminatórias do 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Os grupos Junina Xotear, Junina Raízes e Junina Zabumba arrebataram o público com seus irretocáveis espetáculos.

Era gente e forró para todo lado. “São João é minha festa”, apropriou-se a carpinense Rosângela da Silva, 42 anos, que faz um verdadeiro tour Nordeste afora para celebrar o Ciclo Junino. “Ano passado não consegui vir ao Recife. Estava morrendo de saudade.”

A aposentada Neci Freitas, 66 anos, também não via a hora de festejar São João. “Venho todo ano para o Sítio. Adoro. Me sinto em casa na Sala de Reboco, porque meu negócio é pé-de-serra.  Tenho 66 anos, mas viro menina no São João”, disse, esbanjando juventude e alegria.