Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 23.06.23 - 11h23

Prefeitura do Recife lança campanha de combate ao assédio no São João

img_alt

O Trio das Brabas, grupo pé de serra formado só por mulheres dá o tom da campanha “Deixa elas em Paz”, que busca fortalecer as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife reforça a luta pelo fim da violência contra a mulher neste São João e lança a campanha “Deixa elas em Paz”. A ação, promovida pela Secretaria da Mulher, traz o Trio das Brabas, grupo pé de serra formado só por mulheres, para dar o recado na festa mais tradicional da cultura nordestina. O conjunto é formado pelas artistas Karol Maciel (@karolmac1el), Josy Caldas (@josycaldasmusica) e Poli (@umapolii), legítimas representantes das sonoridades que fazem a riqueza da música recifense..

A peça, lançada em plataformas digitais como o Youtube e nas redes da @prefeiturarecife, @saojoaodorecife e @secmulherecife, traz mensagens incisivas que dialogam com a cultura popular e a tradição junina. Com versos como “Não encoste em mim quando eu disser que não. Deixe minha roupa, não pedi sua opinião” e “Nem vem encostar o dedo que a Maria da Penha tá aí pra gente usar”, a campanha fortalece as ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, como também busca ampliar o conhecimento das mulheres para que elas possam identificar quando estiverem em um relacionamento abusivo. 

A secretária da Mulher, Glauce Medeiros, destacou o papel importante da campanha no festejo junino. “A campanha “Deixa elas em Paz”, contribui não só para divulgação da nossa rede de enfrentamento e atendimento à mulher,  mas também na prevenção. De forma lúdica, a ação traz os tipos de violência, divulga os serviços, mas também contribui para que as mulheres possam identificar  os tipos de violência, perceber  se elas estão vivenciando um relacionamento abusivo e trilhar um caminho para que possam sair desse ciclo”, pontuou a secretária. 

O VT divulgado nas redes sociais, também será apoiado por ações off line. Quem for ao Sítio Trindade vai poder conferir o Varal de Vráus, um varal instagramável com bandeirinhas juninas trazendo mensagens contra o assédio e a violência.  A ação vai contar ainda com o Mural do Chapéu. Na pegada da brincadeira do “Para quem você tira o chapéu?” as forrozeiras  e forrozeiros de plantão vão encontrar uma seleção de temas do ‘Violentômetro’ e também pontos positivos em chapéus de palha expostos em um mural. A ideia é perguntar se a pessoa DENUNCIA OU TIRA O CHAPÉU?. Outra ação será o Caminho da Roça, que busca informar e conscientizar sobre os tipos de violência e quais providências podem ser tomadas, quando houver. 

A campanha se junta a outras ações da Secretaria da Mulher, que este ano também montou um stand no Sítio Trindade, que vai funcionar até a sexta-feira, 30 de junho. No local, a equipe multidisciplinar, com psicóloga, advogada e assistente social, do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento voltado ao acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista – vai ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos. 

No arraial da Rio Branco, a Secretaria oferece o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento a violência. Ao todo, 60 profissionais estão mobilizados para a ação. 

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, o Liga, Mulher (0800 281 0107), além do serviço de atendimento através do WhatsApp (81.99488-6138) vão funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o Carnaval com uma equipe em regime de plantão. O SER Clarice Lispector, localizado no IPSEP, funcionará durante o São João no horário das 7h às 19h. 



Serviço

Centro de Referência Clarice Lispector

Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro. 

Atendimento: 24h

 

Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector

Endereço: Avenida Recife, nº 3585, Ipsep.

Atendimento: 7h às 19h, de segunda a domingo

 

Sobre violência doméstica ou sexista, você pode acionar o:

Liga Mulher (24 horas): 0800 281 0107

Plantão WhatsApp (24 horas): (81) 99488.6138