NOTÍCIAS

Cultura | 23.07.14 - 18h09

PCR realiza Fórum de Mobilização para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil no Morro da Conceição

Encontro reuniu cerca de 100 moradores de localidades de risco do bairro, na manhã desta quarta (23). (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

Cerca de 100 moradores do Morro da Conceição participaram do Fórum de Mobilização e Sensibilização para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) que vai abranger as localidades de risco da área. O encontro foi realizado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil no Conselho de Moradores do bairro, na manhã desta quarta-feira (23), e contou com apresentações culturais do grupo de maracatu Batuquerê e de teatro Teatrarte.

O fórum teve como objetivo apresentar a população como funcionará o Núcleo Comunitário de Defesa Civil, que capacita jovens para contribuir com as atividades ligadas ao trabalho da pasta, a partir de oficinas temáticas sobre mapeamento de áreas de risco, cidadania, meio ambiente, teatro, mosaico, entre outros assuntos. “Com as atividades do Nudec, buscamos formar crianças e adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores de práticas seguras nas áreas de risco“, destacou o secretário executivo de Defesa Civil, coronel Adalberto Freitas, durante a apresentação.

Também presente no evento, o líder comunitário Laudiniz Gabriel elogiou a iniciativa. “É um projeto muito importante, pois dá oportunidade aos jovens, ocupando-os com atividades educativas”, disse. A jovem Evelin Ferrão, de 14 anos, gostou da apresentação e logo depois se inscreveu no Nudec. “Acho que vai ser interessante, porque vou aprender sobre diferentes assuntos”.

NUDEC – Atualmente 30 jovens estão participando do Nudec da Lagoa Encantada e outros 27 estão fazendo parte do Nudec da Linha do Tiro. Em 2013, um projeto piloto foi implantado na Guabiraba, abrangendo as comunidades do Córrego José Idalino e do Córrego da Loura e capacitando 27 jovens, ao longo de cinco meses. Até o final deste ano, a PCR contará com quatro Nudec’s espalhados pela cidade.