NOTÍCIAS

Juventude | 23.07.15 - 15h15

Prouni Recife inicia inscrições neste sábado (25)

Em seu primeiro semestre de funcionamento, programa oferta 283 bolsas integrais em 40 diferentes cursos de graduação em oito instituições de ensino

As inscrições para o Prouni Recife têm início neste sábado (25) e seguem até o dia 31 deste mês, sendo realizadas exclusivamente pelo site www.prouni.recife.pe.gov.br. Por meio da iniciativa da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, estão sendo ofertadas 283 bolsas integrais em 40 diferentes cursos de graduação regulares e de curta duração para o semestre letivo 2015.2 em oito instituições de ensino.

“Esse é o primeiro Prouni do Brasil, incluindo o Prouni federal, em que as bolsas são 100% integrais. Com essa iniciativa, a Prefeitura do Recife visa democratizar o acesso ao ensino superior. Essa é também uma grande oportunidade de ajudar os recifenses a se capacitarem e se qualificarem para enfrentar esse momento de crise econômica no país", explicou o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora.

Administração, direito, engenharia civil, medicina, fisioterapia, odontologia, sistemas de informação, educação física, ciências contábeis e biomedicina são alguns dos cursos disponibilizados pelo Prouni Recife. As instituições de ensino que aderiram ao primeiro semestre de funcionamento do Prouni Recife são o Centro Universitário Maurício Nassau (Uninassau), Faculdade Boa Viagem (FBV), Faculdade Estácio do Recife, Faculdade Joaquim Nabuco, Faculdade Nova Roma, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) e Faculdade dos Guararapes de Recife.

Os requisitos para ser beneficiado pelo programa são: ser brasileiro, residente e domiciliado no município do Recife, não portador de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com média mínima de 450 pontos e não zerar a prova de redação; comprovar residência no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados da data de inscrição do Programa; não possuir diploma de graduação nem se encontrar matriculado em outro curso de ensino superior.

Os resultados da primeira chamada do processo seletivo serão divulgados no dia 3 de agosto. Já as matrículas da primeira chamada nas Instituições de Ensino Superior (IES) serão realizadas de 4 a 6 de agosto.

No site www.prouni.recife.pe.gov.br, os interessados vão encontrar todas as informações sobre o programa, o cronograma, as Institutos de Ensino Superior (IES), os cursos disponíveis, a legislação e demais esclarecimentos necessários para auxiliar no processo de inscrição. Mais informações sobre o Prouni Recife também podem ser obtidas pelo e-mail prouniatende@recife.pe.gov.br e pelo telefone (81) 3355-2569.

Sobre o Prouni Recife - Compromisso firmado no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, o Prouni Recife foi instituído pela Lei n° 18.113/2015. O programa funcionará sob o regime de benefício fiscal no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a ser pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES), que hoje é de 5%. Com o desconto no primeiro ano de implantação do programa, a alíquota será de 4,25% e diminuirá, gradualmente, até o quarto e seguintes anos, para 2%.

O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias integrais para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas do município do Recife. O programa será estendido aos professores da rede pública de ensino do município para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, destinados a formação do magistério da educação básica, independente do cumprimento dos critérios dos estudantes.

Confira o calendário do Prouni Recife:

Período das inscrições:
De 00:00h de 25 de julho até as 23:59 de 31 de julho de 2015 (observado o horário oficial de Brasília - DF)

Resultados:
Primeira chamada: 3 de agosto de 2015
Segunda chamada: 12 de agosto de 2015
Terceira chamada: 21 de agosto de 2015

Matrículas nas Instituições de Ensino Superior (IES):
Primeira chamada: de 4 a 6 de agosto de 2015
Segunda chamada: de 13 a 17 de agosto de 2015
Terceira chamada: de 24 a 26 de agosto de 2015

Site para inscrições: www.prouni.recife.pe.gov.br

Quantidade de vagas por instituição de ensino

Quantidade de vagas por curso


Confira a lista completa dos cursos:

Administração
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciências Aeronáuticas
Ciências Contábeis
Ciências da Computação
Curso Superior em Tecnologia em Design de Interiores
Curso Superior em Tecnologia em Gastronomia
Curso Superior em Tecnologia em Gestão Financeira
Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Qualidade
Curso Superior em Tecnologia em Gestão de RH
Curso Superior em Tecnologia em Logística
Curso Superior em Tecnologia em Radiologia
Curso Superior em Tecnologia em Redes de Computadores
Design
Design de Moda
Direito
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Produção
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Estética e Cosmética
Farmácia
Fisioterapia
Hotelaria
Jornalismo
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Psicologia
Publicidade e Propaganda/ Comunicação Social
Serviço Social
Sistemas de Informação