Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 23.07.21 - 14h04

Retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino

img_alt

Prefeito conferiu o retorno com segurança das aulas presenciais na Escola Municipal Reitor João Alfredo na manhã desta sexta-feira (23). Hoje foi o segundo dia de aulas no formato presencial para os estudantes do 8º e 9º do Ensino Fundamental Anos Finais. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

No segundo dia de aulas presenciais na Rede Municipal do Recife, o prefeito João Campos visitou a Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, ao lado do secretário de Educação, Fred Amancio. Logo no início da manhã desta sexta-feira (23), o gestor municipal conferiu de perto o funcionamento da unidade de ensino, agora com pias para os alunos lavarem as mãos, tótens com álcool em gel e também os cronogramas, fixados na parede, esclarecendo o esquema de rodízio para os alunos, evitando a aglomeração em tempos de pandemia. Ele também aproveitou para conversar com professores, alunos e funcionários da escola. Anunciada pela Secretaria de Educação, a retomada das aulas presenciais nas unidades escolares será realizada em etapas, contemplando neste primeiro momento o retorno dos estudantes do 8º e 9º do Ensino Fundamental Anos Finais. 

“Voltamos às aulas presenciais desde ontem, começou com 8° e 9° ano, na próxima semana haverá um novo grupo e daqui a 15 dias mais um novo grupo. Um retorno seguro, prezando sempre pelos cuidados sanitários e as recomendações de saúde. Mas não podemos abrir mão de garantir que o lugar da criança e do jovem seja na escola. Apenas 16% das cidades brasileiras estão tendo aulas no modo presencial e Recife é uma delas”, esclareceu João Campos na ocasião. “Há um esquema de rodízio, garantindo que a escola vai estar com a ocupação adequada. E os alunos que não estão aqui no presencial, fazem parte do Educa Recife que é o nosso programa de ensino híbrido que tem aulas remotas, e 42 mil tablets serão distribuídos”, acrescentou ele.

Na terça-feira (27) retornarão às salas de aula os estudantes do 4º ao 7º do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. E na última etapa, no dia 03 de agosto, a retomada contemplará os estudantes do 1º ao 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação do Recife, realizou a aquisição de materiais e equipamentos, necessários para cumprimento do protocolo sanitário e proteção contra a Covid-19. Foram adquiridos mais de 300 mil máscaras; 7.500 face-shields; mais de 600 termômetros; além de totens para álcool gel; dispensers;  tapetes sanitizantes; pulverizadores; portas papel toalha, entre outros. Além disso, foram instaladas novas pias em todas as escolas e creches municipais para que a higienização das mãos seja realizada com frequência, além de intervenções na estrutura para fortalecer o acesso à água, incluindo a ampliação da capacidade de armazenagem em várias unidades.

Para a aluna do 9º ano B, da Escola Municipal Reitor João Alfredo, Mariana Thomás, é uma alegria poder voltar para a escola. “Eu estudo aqui desde o 4º ano. Eu estava só dentro de casa, só com aula online. Eu acho muito melhor pessoalmente, dá para perguntar mais, é melhor. E aqui eu vou continuar usando o álcool em gel, a máscara e mantendo o distanciamento”, contou ela.

 

 

EDUCA RECIFE - Com o objetivo de minimizar os impactos de aprendizagem e permitir que a Educação da rede municipal avance, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou o EducaRecife, o novo programa de ensino híbrido da rede. Inovador e com investimentos na ordem de R$ 55 milhões, o EducaRecife consistiu na criação da Escola Municipal para Aulas Digitais, especialmente para o programa, que conta com 45 professores que contemplam todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas pela Rede Municipal de Ensino do Recife, além de equipe de gestão e coordenação pedagógica.